RUA AFONSO PENA

Uma das mais importantes Ruas de Codó, pela sua localização no centro da cidade, e onde se situam as principais lojas, a Caixa Econômica, as Promotorias,  o Viva Cidadão, as escolas Lúcia Bayma e Pestallozzi ( Lálá Ramos).

Na sua extensão, atravessa as Ruas 7 de setembro, 13 de maio, Getúlio Vargas e Coelho Neto. Ela termina às margens do Rio Itapecuru.

Anteriormente, foi denominada Rua Conceição, conforme o escritor João Batista Machado, no seu livro Codó – historias do fundo do baú.

A denominação de Rua AFONSO PENA, deve-se ao fato de ele eleito Presidente da República para o mandato de 1906-1910 e visitou os Estados Nordestinos, inclusive o Maranhão para ouvir os anseios do povo.

Em sua viagem passou por Codó, onde foi recebido  festivamente na rampa da Igreja Matriz, pelas  as autoridades que ali se encontravam.

O patrono desta Rua era mineiro da cidade de Santa Barbara. Nasceu no dia 30 de novembro em 1847 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 14 de junho de 1909 com 61 anos de idade. Em virtude do seu falecimento, assumiu a Presidência da Republica, o vice Nilo Peçanha, que fora eleito na mesma chapa. 

Codó-MA, 27/06/2018

                                                                   Professor Carlos Gomes