Você se lembra da época em que enviamos cartas aos nossos entes queridos, perguntando sobre sua saúde e paradeiro? Nem nós. 

A tecnologia sem dúvida transformou a maneira como nos conectamos. As invenções das mídias sociais e aplicações recentes como Skype e Zoom nos ajudaram a ir longe demais em muito pouco tempo, revolucionando nossas interações diárias.

Hoje, desde experiências de compras no comércio eletrônico até pagamentos seguros sem dinheiro, as tecnologias trouxeram grande comodidade às nossas vidas. De acordo com um relatório, estima-se que existam cinco mil milhões de utilizadores da Internet em todo o mundo em 2024. 

Porém, além dos plebeus, a tecnologia também desempenhou um grande papel na conexão das pessoas com as empresas. Pois bem, os conceitos de marketing digital e público-alvo são resultados dessas conexões de sucesso. 

Assim, na discussão de hoje, iremos elaborar sobre as 6 principais tecnologias que revolucionaram a forma como interagimos uns com os outros e com as empresas, transformando a comunicação e digitalizando-a. 

Vamos iniciar nossa discussão! 

1. Explore o mundo todo com plataformas de mídia social 

Quem não conhece plataformas de mídia social? Do Facebook ao Instagram, Pinterest, Tumblr e LinkedIn permitem que você se conecte com seus amigos, familiares e pessoas que pensam como você. Você pode compartilhar suas fotos, vídeos, conquistas, atualizações e momentos especiais da vida com seus contatos. Essas plataformas oferecem uma oportunidade de experimentar a vida além da sua admiração. Você tem a chance de se conectar com pessoas de todo o mundo e conquistar milhares de admiradores. 

Não só isso, mas essas plataformas de socialização são uma ótima ferramenta para empresários. Se você deseja gerar vendas, basta anunciar quaisquer produtos ou serviços e contar para obter leads em potencial. Ele fornece uma variedade de ferramentas digitais que permitem que os profissionais de marketing se conectem de maneira eficaz com seu público-alvo e envolvam seus clientes. Muitos canais até iniciaram mercados em suas plataformas de mídia social, como Facebook Marketplace, TikTok Marketplace, Pinterest Shop e muitos mais. 

Assim, quer você queira construir uma comunidade, conectar-se com seus clientes ou compartilhar uma atualização importante de vida com seus parentes estrangeiros, a mídia social é uma tecnologia significativa que o ajuda nisso. 

2. Conecte-se e converse com seus contatos por meio de plataformas de transmissão ao vivo

Plataformas simplificadas como YouTube, Facebook Live, Instagram Live, TikTok Live e muito mais se tornaram um local popular para criadores de conteúdo e espectadores se reunirem e se conectarem virtualmente. Aqui, os espectadores podem conhecer e interagir com pessoas com os mesmos interesses por meio de comentários. Eles podem conversar sobre assuntos gerais, compartilhar suas idéias, fornecer recomendações ou debater sobre um tópico. 

Essas plataformas podem facilitar uma variedade de conteúdos, como anúncios, guias, aulas, vídeos de jogos e filmes. Assim, o YouTube e websites semelhantes podem funcionar como uma comunidade digital diversificada para as pessoas estabelecerem ligações significativas. As empresas também aproveitam essas plataformas com milhões de usuários regulares. De acordo com um relatório, o YouTube é a segunda plataforma de mídia social mais utilizada, com cerca de 2,70 milhões de usuários.

Portanto, as marcas anunciam seus produtos e serviços aos seus potenciais clientes e transmitem ao vivo o lançamento de suas novas lojas para chamar sua atenção. Além disso, eles também podem fornecer tutoriais sobre como usar seus serviços e produtos para divulgar e motivar seus leads a fazerem compras. 

Assim, as redes de transmissão ao vivo têm um grande contributo para ligar as pessoas em pontos comuns e interesses partilhados, bem como para gerar conversões e obter receitas. 

3. Gerencie sua vida pessoal e profissional usando aplicativos de chamada e videoconferência

Não faz muito tempo, fazer ligações era complexo e caro. Era preciso viajar longas distâncias, pois possuir telefones era um conceito raro e de elite. Porém, hoje, ligar para seus amigos, familiares e entes queridos tornou-se apenas uma questão de alguns toques, tudo graças à invenção dos smartphones e da internet. 

A invenção da chamada e vídeo aplicativos e software de conferência revolucionaram o setor corporativo. As pessoas usam o WhatsApp, o Messenger e o Telegram para entrar em contato com seus entes queridos, e as empresas usam o Zoom, o Skype e o Google Meet para se conectar remotamente com seus funcionários e discutir projetos. 

Além disso, essas soluções digitais possuem recursos e ferramentas que tornam a experiência de comunicação mais produtiva e tranquila. Por exemplo, a opção de compartilhamento de tela Zoom facilita a discussão em grupo e a visualização de detalhes do grupo em tempo real. Da mesma forma, o Google Meet oferece funcionalidade para facilitar a comunicação entre os participantes sem depender de seus palestrantes. 

4. Quebre rotinas chatas e divirta-se com novas pessoas em sites de jogos

O jogo é uma das atividades de socialização amplamente praticadas. Pessoas de todas as faixas etárias e origens diversas se conectam virtualmente e se divertem jogando. Além disso, o desenvolvimento de novas categorias de jogos impulsionou a indústria global de jogos. De torneios de contra-ataque a competições de xadrez online, milhares de pessoas têm a oportunidade de conhecer e jogar digitalmente com jogadores que pensam como você. 

As plataformas de jogos digitais não só permitem que as pessoas tenham ótimos momentos de lazer, mas também permitem que elas se envolvam com seus colegas jogadores. Eles podem compartilhar dicas e truques, resolver problemas, fornecer recomendações de jogos ou simplesmente ter uma conversa geral sobre suas vidas. 

De acordo com um relatório de Porter e Goolkasian em 2019, os videogames reduziram emoções negativas como frustração e estresse. Assim, com a ajuda de jogos, seja através de computador, smartphone, Nintendo, PlayStation ou qualquer outra forma, poderá não só ligar-se e socializar eficazmente com pessoas com interesses semelhantes, mas também melhorar a sua saúde mental e níveis de criatividade. 

5. Fortalecendo a espinha dorsal do proprietário da empresa usando geradores de código QR

Uma estratégia de marketing bem-sucedida e que gere resultados depende da eficácia com que você se conecta com seu público potencial. Para isso, você utiliza elementos criativos, inovadores e envolventes para chamar a atenção do seu público e fisgá-lo até a realização da compra. 

Os códigos QR tornaram-se uma forma popular de estabelecer um vínculo emocionante e rápido com eles e tornar sua interação envolvente e eficaz. Em vez de fornecer folhetos e panfletos recheados e complicados, as empresas agora usam um Gerador de código QR para vincular todas as suas informações essenciais a um único código. 

Os clientes podem escaneie o código QR em seus smartphones e ter acesso rápido aos detalhes da sua marca. Você pode imprimir esses códigos QR no verso das embalagens dos produtos, nos panfletos ou integrá-los em anúncios online. Veja quais recursos você pode fornecer aos seus clientes com QR Codes: 

  • Sites
  • Perfis de mídia social
  • Lista de produtos
  • Informações sobre serviços
  • Experiências interativas como AR e VR
  • Páginas de destino
  • Detalhes de contato
  • Localização no Google Maps
  • Vouchers de desconto
  • Produtos de edição limitada

6. Garanta a segurança da sua empresa em cada venda usando pesquisa de localização de IP

Os IPs são um aspecto crítico de nossas vidas digitalizadas. E por que não? Esteja usando um tablet Android ou iPhone, ele permite que seus dispositivos se conectem à Internet e se conectem com outros usuários. Abreviado para Internet Protocol, o IP vincula-se à identificação da localização do seu dispositivo entre os bilhões de dispositivos conectados à Internet. 

O Pesquisa de IP é um conceito significativo para profissionais de marketing e proprietários de empresas de comércio eletrônico. Ele permite que eles rastreiam os endereços IP, longitude e latitude atuais dos clientes e os visualizem no Google Maps, juntamente com detalhes adicionais. É importante para operações seguras e reduz riscos potenciais de fraudes e atividades fraudulentas. 

Assim, independentemente de você querer encontrar o endereço IP público do seu dispositivo ou a localização do Google Maps, uma pesquisa de endereço IP pode resolver todos os seus problemas.  

Considerações Finais

Concluindo, o impacto da tecnologia na conexão entre nós e nossa família, amigos e entes queridos é simplesmente ilimitado. Não só isso, mas também facilita um vínculo efetivo entre as empresas e seu público-alvo. Os avanços tecnológicos, como mídias sociais, canais de transmissão ao vivo e aplicativos de videoconferência, tornaram nossas práticas de socialização fáceis, rápidas e altamente eficazes. Assim, desde QR Codes para publicidade de produtos até solução de problemas de internet com ferramentas de pesquisa de IP, precisaríamos de uma década para mencionar todas as maravilhas da tecnologia e como ela pode trazer comodidade ao nosso dia a dia.