Pagar por backlinks pode aumentar sua classificação nos mecanismos de pesquisa, mas traz uma série de desvantagens. Você deve investir na prática?
Não demorou muito para que os otimizadores de mecanismos de pesquisa percebessem pela primeira vez o importante papel que os backlinks desempenhavam nas classificações de pesquisa, até que alguma alma empreendedora teve a ideia de vender links.
Claro, não demorou muito para que os malfeitores começassem a abusar dele, assim como quase todos os outros hacks de classificação em SEO. E o Google, fazendo o que faz, começou a reprimir o processo.
Não há muita área cinzenta em relação à posição do Google sobre o assunto.
O primeiro ponto no Guia para webmasters do Google sobre esquemas de links afirma que a compra ou venda de links que passam no PageRank terá um impacto negativo na classificação do seu site. Isso inclui “…trocar dinheiro por links ou postagens que contenham links, trocar bens ou serviços por links ou enviar a alguém um produto ‘gratuito’ em troca de escrever sobre ele e incluir um link.”
E como bons SEOs de chapéu branco, é claro, nenhum de nós jamais sonharia em fazer tal coisa. Exceto que muitos sites ainda o fazem. Não é discutido abertamente em nossa área, mas a prática ainda está viva.
Isto, claro, levanta algumas questões. Ou seja, qual é a vantagem de pagar por links? E vale a pena o risco?
Neste artigo responderemos a essas perguntas e veremos mais de perto a compra e venda de links.
Isenção de responsabilidade: o autor e o Search Engine Journal de forma alguma promovem, toleram e/ou endossam a compra de links. Esta postagem é apenas para fins informativos e, se você decidir fazê-lo, o fará por sua própria conta e risco.
O que é e não é um link pago?
Antes de começarmos, vamos abordar o elefante na sala: o que exatamente é um link pago?
Quando começo a falar sobre link building pago, essa é a pergunta mais comum que me fazem.
A definição do Google é clara. Qualquer troca de dinheiro, bens e/ou serviços por um link é proibida.
Em outras palavras, guest posts patrocinados e avaliações pagas são links pagos. Essas são práticas padrão, mas o Google as reprime diariamente.
Ao ler este artigo, você deve estar ciente de que mesmo estratégias de criação de links pagos “mais seguras” correm o risco de serem consideradas parte de um esquema de links e violarem os termos e condições do Google.
Por que alguns profissionais ainda compram links?
Neste momento, você pode estar se perguntando: por que os sites ainda fazem isso se pagar por links é tão desaprovado? Pela mesma razão, as pessoas aceleram em seus carros – é mais rápido, e alguns consideram que vale a pena correr o risco.
Ele reduz a carga de trabalho necessária para a construção de links (por exemplo, criação de conteúdo de qualidade, prospecção de oportunidades de links e construção de relacionamentos) e reduz significativamente o tempo necessário para começar a ver resultados.
Com isso em mente, muitos profissionais de SEO não se importam em arriscar. E acredite ou não, pagar por links nem sempre foi desaprovado.
No início dos anos 2000, a compra e venda de links não estava apenas na moda – era considerada um bom negócio. Diretórios que permitem pagar por avaliações e empresas de serviços que permitem comprar ou “alugar” links surgiram como dentes-de-leão em um gramado.
Então o Google lançou o destruidor de ervas daninhas – permitindo que os usuários denunciassem links pagos – o que forçou os compradores e vendedores de links a se tornarem mais sorrateiros ou a mudarem de tática.
Nas últimas duas décadas, comprar links tornou-se cada vez mais arriscado porque a capacidade do Google de buscar e destruir o valor SEO de links pagos tornou-se estranhamente precisa. Esse é o risco crítico.
Se você pagar por um link, há uma boa chance de que os algoritmos o ignorem silenciosamente. Você não terá ideia se acabou de jogar dinheiro em um buraco.
Dito isto, o Google não é infalível. Algumas empresas ainda recorrem ao link building pago porque é mais fácil, é tudo o que sabem ou é uma prática padrão em seu setor.
Hoje, a ascensão do link building orgânico e do marketing de conteúdo anulou mais ou menos a necessidade de compra de links na indústria de SEO em geral. Mas isso não significa que a prática tenha desaparecido.
A realidade da compra de links
Então, aqui está o problema: você definitivamente não deveria 100% dar ao proprietário de um site R$ 500 para criar um link para seu site. Esta é uma prática duvidosa e pode causar queimaduras. Mas existe uma maneira correta de comprar links.
Uma maneira é terceirizar o link para uma agência confiável que possa gerar links para você (palavra-chave: EARN). Quando feito corretamente, não se paga pelos links definidos pelo Google.
Pagar pelo trabalho de criação de recursos, divulgação e construção de relacionamentos não vai contra as diretrizes do Google.
Há uma grande diferença entre pagar alguém para criar links para você e participar de um esquema de links. Se você optar por fazer o último, cuidado. Existem muitos vendedores de links de baixa qualidade por aí. E o Google geralmente sabe sobre eles.
Dito isto, existem links que vale a pena comprar imediatamente. Por exemplo, se você deseja aumentar o reconhecimento (independentemente de seus esforços de SEO), você deve pagar para aparecer em sites confiáveis com links devidamente atribuídos e nofollow. Eles podem ser um ótimo complemento para sua estratégia de relações públicas – não espere que eles o ajudem a subir nas classificações dos mecanismos de pesquisa.
Práticas ruins de compra de links incluem qualquer coisa que o Google tenha trabalhado diligentemente para eliminar nas últimas décadas.
Isso inclui link farms e PBNs (redes de blog privadas). Se seus links pagos geram um grande volume de links de baixa qualidade, cuidado, você corre sério risco de receber uma penalidade.
Algumas recomendações:
- Nunca compre links para todo o site . Links em todo o site (por exemplo, links na barra lateral, rodapé, navegação, etc.) gritam “spam” para o Google.
- Evite serviços de venda de links e qualquer pessoa que venda “pacotes de backlinks”. ” Pagar alguém no Fiverr por um pacote de backlinks e contratar um serviço de venda de links (por exemplo, Sape) são maneiras rápidas de desperdiçar dinheiro. E se um site anunciar abertamente que vende links? Correr!
- Evite sites com “bandeira vermelha”. Sites que foram previamente penalizados, reaproveitados em farms de links/artigos e que geralmente dependem de páginas com muitos anúncios e conteúdo reduzido devem disparar seu alarme interno.
- Sempre divulgue links pagos e certifique-se de que estejam corretamente marcados com rel=nofollow ou rel=patrocinado. Não compre links para SEO. Compre pacotes patrocinados com links devidamente atribuídos se fizerem sentido para sua marca.
- Já mencionei que você não deve comprar links para SEO?
Assim como o link building orgânico, é sempre essencial que você monitore a saúde do seu perfil de backlink. Use um software de rastreamento de links para medir o impacto de seus links e eliminar links de baixa qualidade que possam ter um efeito negativo em seu site.
Você deve ser extremamente diligente se já comprou links no passado – verifique novamente o perfil do seu link e considere rejeitar quaisquer links arriscados. Sim, mesmo que você tenha pago por eles. Não é provável que você obtenha uma ação manual para alguns links pagos, mas se você usou essas táticas em massa, é um risco real.
Links pagos funcionam?
O fato é que sim, pagar por backlinks pode aumentar sua classificação no mecanismo de pesquisa – desde que você não seja pego. Se não valesse a pena o risco, ninguém faria isso.
Mas está cada vez mais difícil ocultar links pagos.
Backlinks são valiosos para ajudar a estabelecer a reputação e relevância de um site aos olhos do Google.
Mas não é estritamente um jogo de números. Ganhar alguns links de sites relevantes, onde os links proporcionam uma boa experiência ao usuário, superará o desempenho de dezenas de links recebidos de sites de baixa qualidade.
É mais correto dizer que links pagos funcionam até que não funcionem . Algumas pessoas concordam com modelos de negócios que dependem de táticas temporárias com alta rotatividade.
Você deve comprar links?
Agora que você entende melhor a compra e venda de backlinks , é hora da pergunta de R$ 10.000: você deveria fazer isso?
Se você perguntar a mim ou a qualquer pessoa da SEJ, diremos com firmeza: Não. Pelo menos, não para SEO.
Mas você é adulto e toma suas próprias decisões. Depende inteiramente de você determinar se acha que os benefícios potenciais superam o risco.
Você está disposto a aceitar os riscos? Você concorda em ser um site de “agitação e queima” e perder uma quantidade significativa de tráfego durante a noite? Nesse caso, você pode determinar que vale a pena arriscar.
Esteja ciente de que pagar por links a longo prazo é um desperdício de dinheiro.
O tempo e os recursos que você dedica à compra de links seriam muito melhor aproveitados para realizar um trabalho de SEO honesto.
Os links comprados podem lhe dar um impulso rápido, mas em algum momento, provavelmente muito mais cedo do que você esperava, o Google começará a ignorar os links pelos quais você pagou.
Mas talvez esse seja o seu modelo de negócios.
Se você concorda em ser um cometa SEO que brilha intensamente por um curto período de tempo e depois queima espetacularmente, não diga que não o avisamos. Esteja preparado para perder seu investimento quando o Google perceber o que você está fazendo.
É muito melhor pagar por uma agência de SEO para aumentar legitimamente suas classificações do que comprar links. Em outras palavras, pague pelo trabalho, não pelos links. Apenas certifique-se de fazer sua pesquisa e contratar uma agência ou profissional confiável que não esteja apenas comprando links em seu nome.
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