Referências ao minimalismo e uso de materiais brutos são exemplos dessa estética, que pode ser aplicada em ambientes completos ou de forma pontual

Modernizar ambientes é uma das funções essenciais na carreira dos profissionais de decoração, e essa prática pode transitar entre diferentes técnicas e estilos. Um exemplo dessa versatilidade é o uso da textura de cimento queimado em diferentes projetos, deixando os cômodos mais modernos e com ar urbano.

Um dos diferenciais do estilo urbano na decoração de ambientes é a versatilidade, já que ele pode ser aplicado por inteiro na casa ou utilizado em áreas específicas. Neste artigo, vamos passear pelos principais elementos do design urbano, trazendo sugestões práticas de como é possível mudar um ambiente da casa de acordo com essa estética.

O que caracteriza um visual urbano na decoração

Quando falamos em design com cara urbana, estamos nos referindo a elementos de decoração que vão desde pintura de parede, planta do imóvel, objetos utilitários, até a própria funcionalidade do ambiente. Pegando emprestado muitas referências de estilos como modernismo, brutalismo e da própria arte, esse visual pode ser adaptado de infinitas maneiras.

Presença de formas limpas

Paredes retas, móveis minimalistas e objetos com foco na funcionalidade. O visual urbano bebe muito na fonte do modernismo clássico, priorizando aspectos como entrada e distribuição de luz por janelas e espelhos, e otimizando a circulação. Móveis como camas e mesas costumam ter formatos geométricos e acabamento sofisticado.

Arte contemporânea

O design com estética urbana também olha com frequência para a arte contemporânea, especialmente técnicas como grafite, abstracionismo e esculturas. Quadros, fotografias e outros objetos de arte preenchem o espaço composto por linhas mais contidas, dando personalidade ao ambiente.

Materiais aparentes

A arquitetura urbana é cheia de linhas retas, geométricas e funcionais. Porém, para marcar a presença no espaço, deixar tijolos à mostra em paredes, brincar com texturas de colunas de concreto ou até mesmo deixar vigas e estruturas de aço aparentes no teto são características desse visual.

Dicas para incluir elementos urbanos no design de interiores

Como falamos anteriormente, um dos principais benefícios do visual urbano em decoração é a sua versatilidade. Dessa forma, mesmo que uma pessoa tenha um estilo mais maximalista, é possível experimentar elementos urbanos na decoração, criando contrastes bem interessantes, com objetos menores ou na estrutura geral do imóvel.

Destaque materiais industriais 

Móveis com estrutura em ferro e aço, colunas de concreto visíveis, tijolos sem acabamento nas paredes e luminárias de metal são exemplos nessa categoria. Os materiais podem estar presentes na estrutura do ambiente, como também em objetos de decoração que chamam a atenção pela sua singularidade.

Integre os espaços 

Essa opção pode envolver se livrar de algumas paredes em casa, mas a tendência de espaços integrados na decoração contribui para a adaptação aqui. Assim como galpões de fábricas desativadas, um ambiente integrado amplia a sensação de área útil, combinando muito bem com espaços onde existem aberturas com janelas ou varandas.

Adicione móveis multifuncionais

Prateleiras e nichos espalhados em paredes e corredores, além de otimizar o aproveitamento dos ambientes, adicionam um visual urbano à decoração. Materiais como cobre ou até mesmo madeira em tons escuros deixam o espaço mais moderno e dialogam com outros elementos minimalistas na casa.

Opte por cores neutras

O concreto atualmente pode ser tingido, resultando em texturas bem interessantes. Porém, as cores neutras, como tons de cinza, off white e verdes ou azuis fechados, dão o ar urbano a qualquer ambiente. Especialmente em áreas de muita circulação, as cores neutras ajudam na sensação de bem-estar e exigem baixa manutenção da cor.