As crises hídricas têm ganhado grande proporção nos últimos anos, por isso é preciso saber utilizar a água adequadamente em atividades corriqueiras.
A falta de água já é uma realidade em diversos lugares do mundo, inclusive em cidades brasileiras. O uso descabido para atividades simples do dia a dia geram um enorme desperdício que fatalmente atingirá todos nós. Dessa forma, ao realizar uma limpeza de rotina ou uma faxina caprichada, é preciso ter consciência e conhecer algumas formas de utilizar a água de maneira correta.
Além de utilizar os produtos adequados, que permitem uma limpeza profunda, com eficiência e sem desperdício, existem algumas técnicas e equipamentos, como a lavadora de alta pressão, que fazem o trabalho duro, sem a necessidade de gastar tanta água no processo.
Neste conteúdo, preparamos algumas dicas práticas que ajudarão você a economizar tanto na água utilizada nessas atividades quanto financeiramente.
Reutilize água
Uma das principais formas de economizar água ao fazer uma limpeza ou faxina é reutilizar a água da chuva, por exemplo. Com um sistema de coleta, é possível usar essa água para diversos tipos de lavagens, como lavar calçada, mesas, cadeiras, quintal e até mesmo automóveis.
Quando falamos de uma limpeza ecológica, com foco na sustentabilidade, o reaproveitamento é o principal ponto. Além da água da chuva, é possível reutilizar a água da máquina de lavar roupas para limpar algumas partes da casa, especialmente para tirar a poeira mais pesada. Foque principalmente nos pisos dos banheiros, da cozinha e da área externa.
Escolha bem os produtos
Utilizar produtos inadequados para faxinas é ter a certeza de um gasto maior no consumo de água. Isso acontece porque muitos precisam ser diluídos em grandes quantidades de água, assim como necessitam ser enxaguados também em abundância após o uso.
Procure por produtos adequados para a superfície que irá limpar, bem como aposte em opções multiuso, que além de práticos, podem evitar a necessidade de aplicar água. Dessa forma, você terá uma limpeza pesada, sem desperdício.
A dica extra vai também para produtos que são sustentáveis e contam com embalagens recicláveis. Normalmente, empresas que fabricam esse tipo de material utilizam substâncias biodegradáveis, não realizam testes em animais e racionam a quantidade de água utilizada na produção dos produtos.
Acessórios são fundamentais
Ainda é comum que muitas famílias façam faxina utilizando a mangueira tradicional para enxaguar os produtos e lavar determinados lugares. Além de não possuir regulagem, muitas dessas mangueiras não contam com o sistema de abre e fecha em mãos, sendo necessário ir até a torneira para fechá-la. Consequentemente, essa atitude gera um enorme desperdício de água.
Para limpezas mais pesadas, considere investir em uma lavadora de alta pressão. Com ela, além de realizar lavagens com mais eficiência, é possível controlar a quantidade de água gasta bem como regular o uso somente quando necessário, sem deixar a mangueira vazando água por muito tempo.
Já em situações mais simples, como enxaguar determinadas águas ou passar pano pela casa, dê preferência para o uso de baldes. Com eles, você usará por completo a água utilizada para enchê-lo, sem desperdiçar com o uso indevido.
A vassoura pode ser uma aliada
Além de apenas varrer a sujeira para fora, a vassoura também pode e deve ser utilizada como uma forma de limpar determinadas regiões, como escadas, pisos, vidros e janelas, sem a necessidade de utilizar água em excesso.
A dica consiste em preparar um balde com os produtos adequados e utilizar a vassoura para esfregar determinadas regiões e, só depois de limpo, usar mais um balde de água para enxaguar. Dependendo da região e dos produtos, essa limpeza pode ser até mesmo sem água, usando-a apenas para retirar o produto após a ação.
De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), a mangueira aberta por 15 minutos gasta quase 280 litros de água. Como a mangueira é muito utilizada para esse tipo de serviço, trocá-la pela vassoura é uma excelente maneira de economizar.
Vale ressaltar que com essas dicas práticas você pode facilmente economizar água, pensando em um presente mais saudável e sustentável para você e sua família, assim como um futuro adequado para as novas gerações. Além disso, no fim do mês, com todas essas economias durante a faxina, certamente o custo mensal de água será bem menor.
Deixe um comentário