Confira opções saudáveis e seguras para diversificar a dieta do seu gato.
Os gatos estão se tornando uma ótima companhia para quem procura um animal de estimação. O fato de não precisarem de tanto espaço nas residências nem tanto tempo dedicado a atividades e interações são apenas alguns dos fatores que contribuem para que os gatos sejam a primeira opção de quem deseja ter um animalzinho em casa. Porém, os cuidados com os felinos são fundamentais, principalmente quando falamos sobre alimentação.
O paladar superexigente é uma das principais características dos gatos e um dos motivos de preocupação entre os tutores. Apesar de não parecer, o sistema gastrointestinal dos bichanos é extremamente sensível, e uma alimentação inadequada pode fazer muito mal para eles. Engana-se quem pensa que a alimentação dos gatos é feita com qualquer ração ou com restos de comida.
Os felinos precisam de uma nutrição completa na hora da alimentação para que possam receber todos os nutrientes necessários para uma vida longeva, feliz e saudável. Por serem animais exigentes, eles precisam de alimentos muito palatáveis e ricos em proteínas. Como são animais carnívoros, a base da alimentação deve conter boas quantidades de proteínas de origem animal. Você consegue suprir essa necessidade com sachês para gatos ou com rações supercompletas em cada uma das vitaminas necessárias.
Para entender melhor sobre o assunto, confira algumas dicas que podem ajudar a melhorar a alimentação do bichano para que ele fique feliz e saudável.
Ofereça a ração adequada para o seu gato
Oferecer uma ração adequada é o primeiro passo para melhorar a dieta do felino, além de ser uma maneira de estimular o apetite. Rações premium ou superpremium costumam ser mais palatáveis e são produzidas com ingredientes de alta qualidade. Além disso, tem a dose adequada de gordura, proteína, minerais e vitaminas, outro ponto positivo é que elas raramente possuem corantes e conservantes.
Outro ponto importante dentro desse tópico é oferecer uma ração adequada para a fase de vida do gato, considerando se é filhote, adulto ou sênior. Priorize as particularidades do seu gato, se é castrado ou não, se possui pelagem longa ou se tem uma raça específica. Um exemplo: filhotes de gatos precisam ingerir uma quantidade maior de gorduras e proteínas; já gatinhos castrados precisam de menos calorias.
Procure manter o comedouro em um local fixo
Algumas particularidades também podem acabar influenciando na alimentação do seu gato. Por exemplo, eles não gostam de encostar o bigode nos potes, por isso a melhor opção é comprar comedouros com bordas rasas e maiores, outra dica é investir em comedouros elevados, que deixam o animal mais confortável na hora de se alimentar.
Além disso, procure manter o comedouro em um lugar fixo da casa. O ideal é que ele fique longe da caixa de areia e esteja sempre limpo, principalmente para evitar a proliferação de bactérias que podem prejudicar o bem-estar dos bichanos. Assim, o ideal é manter tudo sempre muito bem higienizado.
Entenda o paladar do gato
Entender as preferências do seu gato é o primeiro passo para montar uma dieta saudável e apetitosa para ele. Na hora de escolher os sachês, que tal sair do tradicional sabor de peixe e investir em sachês com sabor de carne, frango ou cordeiro? Com certeza vai fazer muito mais sucesso.
Observe o apetite do seu gato com a ração escolhida. Caso ele não pareça tão interessado ou se mostre desmotivado a comer, a melhor opção é testar um novo sabor. Mas não se esqueça de que essa mudança deve ser gradativa para que o sistema gastrointestinal do animal não seja afetado.
Deixe um comentário