Estabelecer parcerias estratégicas com fornecedores consiste em criar um formato de relacionamento com esses parceiros que supra as demandas de abastecimento do seu negócio, mas que, também, contribua com o crescimento da sua empresa e com a geração de lucratividade mais expressiva.
Uma falha comum a muitos gestores é enxergar os fornecedores apenas como parte do gerenciamento da companhia que precisa ser resolvida, deixando de lado todo o impacto que essa contratação pode trazer para o sucesso do negócio.
A fim de deixar esse ponto de vista ficar mais claro, pense na seguinte situação: sua empresa fechou um grande contrato e assumiu o compromisso de entregar, em 15 dias, 5 mil unidades do item que produz.
Essa é uma das suas maiores vendas e refletirá diretamente na lucratividade da companhia e na expansão da marca no mercado, especialmente por se tratar de um cliente muito importante e de renome.
Para atender essa demanda, é preciso uma determinada matéria-prima, entregue por um dos seus fornecedores. Porém, ao entrar em contato com ele para solicitar o envio de uma quantidade extra de insumos, você descobre que ele não tem capacidade produtiva para atender.
Somente com o início dessa história já dá para imaginar os transtornos que precisarão ser enfrentados para resolver esse enorme problema, concorda?
Justamente para evitar situações como essas é que é tão importante estruturar parcerias estratégicas com fornecedores.
Não sabe como fazer isso? Então, siga a leitura deste artigo e confira cinco dicas que, certamente, ajudarão você!
5 maneiras de formar parcerias estratégicas com fornecedores
Para desenvolver parcerias estratégicas com fornecedores, as melhores práticas que você pode adotar são:
- alinhe propósitos, valores e objetivos;
- estabeleça uma boa comunicação desde o início;
- adote a cultura do feedback com seus parceiros;
- faça avaliações de desempenho periodicamente;
- use a tecnologia para aprimorar sua gestão de fornecedores.
1. Alinhe propósitos, valores e objetivos
Um bom relacionamento estratégico com fornecedores começa com o alinhamento de objetivos, valores e propósitos. Isso é importante porque, pensar da mesma forma, ou ao menos de maneira complementar, reduz as chances de atritos.
Se o seu negócio trabalha sob a ótica dos princípios ESG, por exemplo, contratar uma empresa fornecedora que não se preocupa com os direitos humanos, ou que promove o desmatamento é algo incompatível, concorda?
Além de afetar a relação comercial entre vocês, a tendência é sua companhia ter que lidar com problemas de imagem, reputacionais, financeiros e até mesmo jurídicos em um futuro não muito distante.
2. Estabeleça uma boa comunicação desde o início
Todas as relações humanas, para darem certo, precisam ser pautadas em uma comunicação clara e sincera. Por isso, esse princípio também se aplica à formação de parcerias estratégicas com fornecedores.
Desde os primeiros contatos com as empresas fornecedoras, é primordial garantir a clareza na troca de informações. O contrário disso pode levar a problemas como descumprimento de prazos de entrega, envio das quantidades certas, entre outros.
Uma ótima maneira de evitar ruídos na comunicação é definindo quais serão os canais oficiais de contato entre vocês, bem como quem será o profissional de compras e procurement responsável pelas interações.
3. Adote a cultura do feedback com seus parceiros
Por falar em comunicação, o feedback precisa fazer parte desse conceito. Dar aos parceiros retornos sobre suas atuações, bem como ouvir o que eles têm a dizer, é fundamental para garantir o alinhamento entre vocês — que, inclusive, foi a primeira dica que demos aqui.
Ainda que sua empresa receba observações negativas, as trate como uma forma de crescimento e de aprimoramento dos seus serviços.
E o contrário também é válido! Ou seja, é preciso tomar cuidado ao apontar as falhas do fornecedor, fazendo isso de forma construtiva. Desse modo, você evita desentendimentos desnecessários e até mesmo o rompimento do contrato.
4. Faça avaliações de desempenho periodicamente
Entretanto, para dar esse feedbacks aos fornecedores, você precisará realizar um acompanhamento pontual do desempenho de cada um deles. Do contrário, não saberá o que apontar, podendo até mesmo cometer erros nas suas observações, concorda?
Esse é um dos motivos pelos quais é tão importante fazer a avaliação de fornecedores. Nesse processo, você acompanha a performance desses parceiros desde os primeiros contatos, antes mesmo da contratação, indo até a finalização do contrato, se houver.
Para realizar uma boa avaliação de fornecedores, é preciso considerar critérios como:
- informações e documentos públicos relacionados ao CNPJ da empresa fornecedora;
- atendimento de leis e normas gerais e específicas do ramo de atuação;
- saúde financeira do fornecedor e se há envolvimento em práticas ilícitas;
- entre outros relacionados.
Aqui, é importante você ter em mente que, ainda se na contratação a empresa fornecedora tenha atendido todos os critérios de aprovação estimulados pela sua, com o passar do tempo, esse cenário pode mudar.
Como exemplo podemos citar serviços, insumos e matérias-primas que perdem a qualidade, processos que podem ser abertos contra o parceiro e perda da capacidade produtiva.
Situações como essas, certamente, afetam a parceria entre vocês e, principalmente, a dinâmica de funcionamento do seu negócio.
5. Use a tecnologia para aprimorar sua gestão de fornecedores
A avaliação de desempenho de fornecedores é uma atividade bastante complexa, bem como todas as etapas que contemplam a contratação desses parceiros. Realizar essas tarefas manualmente demanda tempo, eleva custos e as chances de erros.
Por isso, para estruturar parcerias estratégicas com fornecedores, é fundamental contar com a ajuda da tecnologia.
Com as soluções certas é possível encontrar a empresa fornecedora ideal para o seu negócio e acompanhar mais facilmente todas as fases do relacionamento comercial firmado entre vocês.
Um bom software de gestão de fornecedores é um importante aliado nessas horas, porque automatiza uma série de verificações, ajuda a estabelecer uma boa comunicação com os parceiros e eleva a produtividade do seu time de comprar e procurement.
Esse recurso também ajuda sua empresa a mitigar riscos relacionados à contratação de fornecedores e a alcançar resultados estratégicos decorrentes dessas parcerias, tais como:
- construção de uma rede de abastecimento segura e confiável;
- melhora da qualidade dos produtos e/ou serviços comercializados;
- aumento do poder competitivo da marca, bem como sua capacidade de atração e de fidelização;
- aprimoramento do relacionamento com os clientes finais, contribuindo para gerar mais vendas e elevar o faturamento.
Este artigo foi escrito pela Linkana, a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores analisem e homologuem fornecedores com apenas alguns cliques!
Deixe um comentário