A queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conecta os estados do Maranhão e Tocantins, deixou 17 vítimas no dia 22 de dezembro de 2024. Até o momento, 12 corpos foram localizados e retirados do rio Tocantins, segundo informações da Marinha do Brasil. Outras cinco pessoas permanecem desaparecidas.

Lista de desaparecidos:

  • Alessandra do Socorro Ribeiro, 50 anos
  • Salmon Alves Santos, 65 anos
  • Felipe Giuvannuci Ribeiro, 10 anos
  • Marçon Gley Ferreira, 42 anos
  • Gessimar Ferreira da Costa, 38 anos

Buscas interrompidas devido a condições do rio

Equipes da Marinha, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e do Tocantins, acreditam que os corpos possam estar presos na estrutura submersa da ponte. No entanto, as buscas subaquáticas foram temporariamente suspensas devido à abertura das comportas da Usina de Estreito. A medida foi necessária para controlar o volume de água acumulado na barragem, em função do aumento das chuvas na região.

A retomada das operações de resgate está condicionada à estabilização das condições do rio. As autoridades garantem que estão empenhadas em localizar as vítimas e oferecer respostas às famílias afetadas.

Causa do colapso

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o desmoronamento do vão central da ponte foi o principal motivo do colapso. A tragédia abalou profundamente a região e trouxe à tona questionamentos sobre a manutenção e segurança de estruturas viárias críticas.