Limpeza inadequada favorece a contaminação cruzada de alimentos e o risco de doenças e infecções.

Na hora de limpar e organizar a casa, a pia da cozinha merece atenção. Nela, são apoiados talheres, pratos, panelas e recipientes usados para o preparo das refeições. Por isso, é um local que precisa estar sempre bem higienizado para evitar contaminações e, consequentemente, riscos à saúde. 

Um dos principais problemas é a chamada contaminação cruzada. Esse tipo de situação ocorre quando há transferência de agentes nocivos à saúde, como vírus e bactérias, de um lugar para o outro. 

 

Segundo o Ministério da Saúde, os principais meios de contaminação cruzada são as superfícies de contato, como as pias da cozinha, que, quando não higienizadas corretamente, podem acarretar o surgimento de doenças e infecções. 

Além de ser um ambiente propício para a contaminação cruzada, a pia suja também atrai bichos e insetos, responsáveis por transmitir doenças. Para evitar riscos, o ideal é adotar hábitos específicos na hora de realizar a limpeza. 

Caso a presença de bichos e insetos seja frequente na pia e em outras partes da cozinha, é aconselhável chamar uma equipe especializada de uma desentupidora em Campinas e outras cidades. Esse tipo de empresa atua com dedetização e auxilia nos problemas com infestação. 

Primeiro passo: esvazie a pia 

O primeiro passo para começar o processo de higienização é a organização. Antes de mais nada, é preciso esvaziar a pia, ou seja, lavar toda a louça existente nela. Após a limpeza dos pratos, copos e talheres, deve-se retirar os restos de alimentos que podem ter ficado na cuba, bancada ou ralo. 

É importante retirar os restos de comida da pia, pois, a longo prazo, os resíduos podem cair no encanamento e provocar entupimentos. Quando esse tipo de situação acontece, é recomendável entrar em contato com uma desentupidora de pias de cozinha para resolver o problema. 

Após lavar os utensílios, o ideal é guardá-los no armário, deixando a pia totalmente livre para o processo de higienização.

Crie uma rotina de limpeza

A limpeza da pia da cozinha deve ser feita com atenção e frequência. Por isso, criar uma rotina para a realização da tarefa é uma estratégia para impedir a proliferação de germes e bactérias.

No momento da limpeza, é importante começar de cima para baixo. A superfície da pia, apesar de nem sempre aparentar, também pode estar suja. Por esse motivo, deve-se começar a higienização por ela e, posteriormente, seguir para a cuba. 

Há pessoas que gostam de, após terminar o processo com a pia da cozinha, fazer a limpeza do chão. A ideia é válida, pois ajuda a diminuir a presença de microrganismos que possam se espalhar pelo cômodo. 

Dessa forma, é aconselhável manter o hábito de limpar a pia. Talvez seja interessante pensar em um momento do dia para fazer a higienização e evitar os riscos de contaminação dos alimentos. 

Tenha o detergente como aliado

O detergente pode ser um aliado na higienização da pia. O produto pode ser aplicado em uma esponja macia e úmida para esfregar bem toda a área. Além da cuba, é preciso dar atenção aos locais onde a sujeira possa estar impregnada, como emendas e recortes. 

Também é possível unir o detergente com uma quantidade de água morna para auxiliar o processo. A temperatura mais alta da água ajuda a eliminar os germes e bactérias, garantindo uma higienização eficaz. Após aplicar todo o produto, é fundamental fazer o enxágue, se certificando de que todo o produto foi removido da pia.

Conheça outras receitas de higienização 

Além do detergente, há outros produtos e receitas que podem ajudar no momento da higienização. O bicarbonato de sódio, por exemplo, já caiu nas graças das pessoas que fazem limpeza em casa devido às propriedades abrasivas que removem sujeira e manchas de gordura, além de ser um antibactericida. Ele também pode ser usado com água morna para higienizar a pia. 

Receitas com vinagre de álcool também são alternativas para remover os germes e as sujeiras da pia. É possível, inclusive, unir o produto ao detergente ou ao bicarbonato de sódio para a limpeza.

Não esqueça de secar a pia

Após a higienização da pia, é fundamental lembrar de limpar a torneira e o ralo, afinal, eles também podem conter bactérias que causam a contaminação de alimentos. 

Outro ponto importante é a secagem da pia. Isso porque o acúmulo de umidade favorece o surgimento de microrganismos responsáveis por doenças e infecções. Sendo assim, após a higienização, não se pode esquecer de secar o local com panos secos e limpos.