Segundo o climatologista Werton Costa, da Defesa Civil do Piauí, a chuva que caiu na madrugada deste domingo (14) foi a maior registrada no mês de maio em Teresina em 14 anos. Segundo ele, a última vez que uma chuva tão forte caiu na capital após o fim do período chuvoso aconteceu em 2009.

O mês de maio é o final da estação, o mês pós-estacional. Uma chuva desse volume, com mais de 140 mm, é realmente digna de nota. É um evento extremo, severo, e fazia muito tempo que não acontecia algo parecido”, comentou o climatologista.

A chuva causou estragos em diversos pontos da capital, principalmente na Zona Sul, e na cidade vizinha de Timon, no Maranhão. Segundo a meteorologia do estado, a chuva atingiu a marca de 144 milímetros de precipitação.

A chuva foi resultado do movimento de uma larga frente fria que invadiu o continente pelo estado da Bahia. As duas condições ajudaram a causar a forte chuva: a alta temperatura do oceano Atlântico e recentes as altas temperaturas no Piauí.

“Essas condições são um gatilho para qualquer percentual de umidade se transformar em temporal”, explicou Werton.

Há ainda a possibilidade de chuvas nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para chuvas intensas no Piauí. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia entre este domingo (14) e a manhã de segunda-feira (15).

“Existe a chance de essa frente fria ser estacionária, ficar no Piauí durante toda a semana. Se ela vai causar chuvas como essa, é uma incerteza matemática. Podemos esperar qualquer coisa, inclusive não chover, e apenas nebulosidade, tempo abagado e garoa”, comentou Werton.

Ainda segundo ele, a Defesa Civil acionou a Secretaria de Meio Ambiente (Semar), para que a situação seja monitorada e sejam tomadas ações de prevenção a desastres.

Com informações do G1