À medida que se aproximam as convenções partidárias que oficializarão as candidaturas em Codó (MA), o cenário político local começa a se definir.

Analistas políticos apontam que Chiquinho FC terá dificuldades significativas em sua campanha eleitoral, devido ao seu histórico e comportamento que comprometem sua consolidação até mesmo entre aliados. Francisco Nagib, deputado estadual e filho do pré-candidato, é visto como um fator complicador, tendo se desentendido com diversos políticos, o que mina o apoio real ao projeto do pai. Até mesmo o presidente do PSB, partido de Zito Rolim e do governador Brandão, já se posicionou contra apoiar Chiquinho FC.

Apesar de contar com apoios teóricos de outros partidos e lideranças políticas, na prática, Chiquinho FC enfrenta desafios para consolidar seu eleitorado em Codó, onde sua postura muitas vezes autoritária não tem sido bem recebida.

Enquanto isso, tanto o atual prefeito Dr. Zé Francisco, buscando a reeleição, quanto o advogado Yuri Corrêa, têm ganhado destaque. Dr. Zé Francisco, apesar do desgaste natural do cargo, mantém um sólido apoio político e está bem posicionado para vencer as eleições. Yuri Corrêa, representante do PSD, emerge como uma nova opção com potencial de crescimento, sendo visto como alguém capaz de atender aos anseios populares em vários segmentos da sociedade codoense.

Os analistas concordam que Dr. Zé Francisco e Yuri Corrêa são os principais candidatos desta eleição em Codó, enquanto Chiquinho FC enfrentará um desafio considerável para alcançar uma posição competitiva.

E quanto a Biné?

Apesar de ter recebido aval da justiça eleitoral de Codó, Biné Figueiredo provavelmente não disputará as eleições deste ano devido a várias pendências no Tribunal de Contas da União (TCU), que podem barrar o registro de sua candidatura.