Para os goianos apaixonados por cerveja, uma boa notícia acaba de chegar. Goiás tem a melhor cerveja do Brasil em 2023. Pelo menos é o que diz a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).

Segundo a Abracerva, a escolha foi feita através de cem jurados ao longo de seis etapas que rodaram todas as regiões do Brasil e avaliaram mais de 1125 rótulos, ainda foram classificados 300 rótulos para a final.

As 300 amostras que receberam medalhas nas cinco etapas regionais do concurso se classificaram para a final, quando foram novamente avaliadas às cegas por outro grupo de jurados. As análises consideram o enquadramento nos estilos e as características sensoriais das cervejas, classificando as amostras como ouro, prata ou bronze. As medalhistas de ouro nesta etapa final, dentre todos os estilos, foram então novamente avaliadas para disputarem o título de “Best of Show”, também nas três categorias.

A Colombina Cold Brew Lager foi eleita a melhor cerveja do Brasil e recebeu a medalha de ouro, “Best of Show”. Produzida em Aparecida de Goiânia (GO), é uma cerveja pilsen com infusão a frio de café.

A medalha de prata ficou para a cerveja Efeito Pigmaleão #2, da cervejaria Pineal, de Sorocaba (SP), que tem como base o estilo saison com fermentação mista que passou 16 meses em barris de carvalho francês. A medalha de bronze foi para uma cerveja não alcoólica. A Wave, da Falke Bier, de Ribeirão das Neves (MG), uma Catharina Sour que foi feita com adição de goiaba.

A divulgação dos vencedores aconteceu na última sexta-feira (8), em São Paulo e, segundo a Abracerva, foi a primeira vez que um concurso foi realizado nas cinco regiões brasileiras, avaliando presencialmente as cervejas produzidas por fábricas de médio porte, microcervejarias e brewpubs.

Ao longo de todo o segundo semestre rodamos o Brasil realizando as etapas regionais, defendendo e apoiando as cenas cervejeiras locais, valorizando os produtos e as pessoas de cada região e trabalhando para unir o segmento”, afirma o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.

Segundo a diretoria da Cervejaria Colombina ainda foram conquistados mais 2 prêmios na etapa nacional. A Cerveja Colombina Gynhattan ficou com medalha de prata na categoria Fruit Beer, a Cerveja Colombina Cold Brew Lager ganhou medalhas de ouro na categoria Coffee Beer, além de conquistar o título de cerveja Best Of Show do concurso, por ter obtido a maior pontuação da competição. Ou seja, foi eleita pelos 100 jurados do evento como a melhor cerveja dentre todas os 1125 rótulos participantes do concurso.

A medalhista de ouro e Best of Show Colombina Cold Brew Lager agora seguirá para a etapa internacional, concorrendo no World Beer Cup ( A Copa do Mundo das Cervejas) que acontecerá no Estados Unidos, em Las Vegas, no mês de abril de 2024.

Com informações do G1