O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um Boletim de Alerta para o município de Codó. O órgão afirma que dados recentes indicam elevação ascendente no nível do Rio Itapecuru e atingimento da Cota de Atenção Moderada. O aviso foi enviado para o Diretor Operacional da Defesa Civil Municipal, José Fernandes de Alencar.

De acordo com o boletim do Cemaden, a previsão meteorológica indica continuidade das chuvas nas próximas horas com possibilidade de pancadas. Nessas condições, o cenário de risco hidrológico no município pode se agravar com ocorrência de inundações e alagamentos.

“Possibilidade de ocorrência de alagamento em função da extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas urbanas. Possibilidade de ocorrência de inundação gradual nas áreas de ocupação da planície de inundação do rio Itapecuru”, explica o Cemaden.

A previsão aponta que o Rio Itapecuru deve continuar subindo rapidamente devido às fortes chuvas. Diante do risco eminente aos moradores que moram próximo ao rio, o Corpo de Bombeiros reservou 23 salas em três escolas públicas para que possam ser usadas como abrigos temporários caso algum morador tenha que deixar sua residência.