Cada opção envolve prós e contras que devem ser considerados para fazer a escolha mais segura

Um carro na garagem significa independência para se locomover para onde for preciso, quando quiser. Mais ainda: fazer isso com conforto, adequando seu uso para melhor atender às necessidades do usuário.

Contudo, para quem vai comprar o primeiro carro e realizar esse sonho, vem uma dúvida clássica: é mais vantajoso comprar um carro novo ou usado? Afinal, se comprar um pneu 175/70 r14 novo é a melhor decisão, a escolha pela compra do carro completo não é tão simples assim. Neste texto, entenda melhor as vantagens e desvantagens que cada tipo de aquisição oferece a você.

Carro novo

Vantagens

A principal vantagem do veículo novo é o fato de você ser o primeiro dono. Assim, você leva para casa um automóvel em perfeitas condições de uso, sem vícios, desgaste de peças e sem problemas na justiça, como multas atrasadas.

O carro 0 km se destaca pelo fato de demorar a apresentar algum problema mecânico. Se bem cuidado e com a manutenção em dia, pode demorar anos até que surja algum imprevisto. Caso apareça algum problema nos primeiros meses, há ainda o conforto de saber que o veículo tem garantia de fábrica. Isso sem contar a possibilidade de o carro ser chamado para um recall pela montadora, corrigindo o problema.

O veículo novo também tem o diferencial de contar com mais tecnologia, o que inclui funcionalidades como airbags laterais, painel multimídia, sensores de movimento e conexão com a internet. Ao mesmo tempo, ele oferece melhor eficiência energética, economizando combustível e, assim, gerando menos custos mensais.

Por fim, as concessionárias costumam oferecer mais vantagens na compra de um carro 0 km. Se a frota da cidade é mais recente, as montadoras não precisam pagar o suporte de automóveis mais antigos e caros. Por causa disso, é possível oferecer o seu veículo usado na troca como parte do valor total do novo automóvel, permitindo que o comprador possa aproveitar melhores condições de financiamento.

Desvantagens

Apesar de ser muito vantajoso ter um carro novo na garagem, essa escolha também apresenta algumas desvantagens que precisam ser consideradas. Uma das principais delas é a desvalorização que o veículo sofre assim que ele sai da concessionária. Mesmo que o valor de revenda ainda seja alto e acima dos demais, o motorista precisa ter em mente que, na média, o veículo é depreciado em 33% nos seus primeiros dois anos.

Outro ponto é o valor maior dos impostos que devem ser pagos, já que o veículo 0 km é mais valioso, resultando em um IPVA maior a ser pago em janeiro. E claro, não é preciso dizer que veículo novo também significa um investimento maior. Assim, quem tem o poder de compra mais limitado não terá nessa a melhor opção para a sua saúde financeira.

Carro usado

Vantagens

Engana-se quem pensa que um carro usado não oferece vantagens para o comprador. Um deles é justamente o preço mais acessível, uma vez que seu valor já sofreu uma desvalorização natural pelos anos de uso. Assim, o valor total a ser pago é menor e as parcelas de financiamento também são mais em conta.

O carro usado também oferece mais facilidade de negociação, tanto ao tratar da venda na concessionária quanto com o dono atual do veículo. Isso pode resultar em um abatimento ainda maior no preço do veículo, deixando-o mais barato. Já a longo prazo, o carro usado se destaca por sofrer uma desvalorização menos acentuada. Enquanto o veículo novo perde muito valor nos primeiros três anos, um carro usado bem cuidado pode ser vendido pelo mesmo valor pago por ele, mesmo anos depois.

Os gastos com impostos e documentação também são menores para o comprador. O valor do IPVA é reduzido a cada ano, enquanto a despesa com documentação cai de R$ 1.200 no caso do carro novo para apenas R$ 200 no carro usado, já que é preciso apenas pagar a taxa de transferência.

Desvantagens

Já a manutenção do carro usado é mais custosa, uma vez que esse veículo tem mais desgaste nas peças e requer mais atenção. Outro aspecto que fica encarecido é o seguro, uma vez que o carro usado está mais sujeito a problemas mecânicos, de modo que as seguradoras cobram mais por esse serviço.

Também há a questão de não saber se o automóvel apresenta algum problema mecânico. É fundamental levá-lo a um mecânico de confiança para saber se há algo de errado antes de fechar o negócio. Também é preciso prestar atenção se há multas carregadas pelos antigos donos. Se elas não forem pagas antes da compra, passam a ser responsabilidade do novo proprietário.