A candidata a vereadora Lindajane Carvalho, integrante da base aliada do candidato a prefeito Chiquinho FC, fez uma série de publicações nas redes sociais na madrugada deste domingo, alegando estar sendo intimidada por pessoas que, segundo ela, seriam ligadas a um outro candidato a prefeito. No entanto, a candidata não apresentou provas dessas acusações.

Em uma tentativa de justificar sua presença nas ruas de Codó durante a madrugada, Lindajane acabou admitindo a prática de um crime eleitoral: o derramamento de santinhos em locais de votação.

“Eu tô jogando meus cartaz. Eu não vou negar, eu tô jogando meus cartaz na frente das escola, né”, confessou a candidata em um vídeo divulgado nas redes sociais.

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), o lançamento de material publicitário nas proximidades dos locais de votação pode resultar em sanções criminais e multa, que varia entre R$ 2 mil e R$ 8 mil. A legislação considera crime a divulgação de qualquer tipo de propaganda de candidatos no dia da eleição, com pena que pode variar de seis meses a um ano de detenção.

A confissão pública de Lindajane poderá levar à apuração do caso pela Justiça Eleitoral, com possibilidade de penalizações, incluindo multa e até prisão.