Com o objetivo de promover a cultura do consumo consciente no Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo de Sustentabilidade, inicia uma campanha que estimulará e conscientizará magistrados, magistradas, servidores, servidoras e colaboradores para ações ambientalmente corretas e combate ao desperdício.
O lançamento da Campanha “Consumo Consciente” acontecerá de forma virtual, pela plataforma Zoom, às 10h. Na primeira etapa, participarão da apresentação da campanha, desembargadores, desembargadoras, magistrados, magistradas, diretores e diretoras do Poder Judiciário do Maranhão. A segunda etapa contará com visitas programadas às comarcas do interior do Estado.
O projeto – com anuência do presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo e participação do corregedor geral de Justiça, desembargador Paulo Velten – faz parte do Plano de Logística Sustentável (PLS) e é integrada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), que constituem a Agenda 2030 das Nações Unidas. O Núcleo Socioambiental é presidido pelo desembargador Jorge Rachid.
O PLS – que consiste no planejamento estratégico da sustentabilidade do Poder Judiciário – traz objetivos e responsabilidades definidas, indicadores, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados.
Para cumprir com o PLS, a Resolução nº. 400/2021 do CNJ traz um rol de indicadores de desempenhos mínimos, categorizados em diferentes temas a serem monitorados no PLS. São os chamados Indicadores de Desempenho Sustentável.
A Campanha Consumo Consciente pretende desenvolver uma conscientização no consumo mensurado nesses indicadores. Os indicadores mínimos são: energia elétrica, água e esgoto, papel, impressão, gestão de resíduos, telefonia, qualidade de vida, capacitação em sustentabilidade e o estímulo à equidade e a diversidade.
Outros indicadores também mensurados são: reformas, veículos e combustíveis, copos descartáveis, garrafas plásticas, limpeza, vigilância, apoio ao serviço administrativo e aquisições e contratações Sustentáveis.
A Campanha Consumo Consciente conta com o apoio do Laboratório de Inovação (ToadaLab) e Comunicação Social do TJMA.
Agência TJMA de Notícias
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