Em 2024 a Campanha Papai Noel dos Correios completa 35 anos. Há mais de três décadas, crianças são presenteadas por pessoas anônimas que só querem fazer o bem. Por meio da adoção de cartinhas, milhares de crianças já puderam ter seus pedidos atendidos. Pedidos esses que vão desde uma boneca, um carrinho, até uma cesta básica de alimentos ou cadernos para estudar. A natureza diversa dos pedidos encanta quem já adotou uma dessas cartas.

“Significa muito. Acho que até mais para quem doa do que quem recebe. Eu sempre adoto uma ou outra cartinha. Começou como uma simples ação entre os colegas do meu serviço, mas depois eu continuei e já tem uns 5 anos. Me faz muito bem saber que estou fazendo o bem a uma criança, principalmente”, conta a professora Rosa Maria Silva, 53 anos.

No Maranhão, as cartinhas estão disponíveis para adoção até o dia 11 de dezembro. Para adotar uma, o padrinho deve acessar o site blognoel.correios.com.br e seguir as instruções. Se quiser escolher uma cartinha presencialmente, além da Casa do Papai Noel (montada no Shopping do Automóvel Holandeses, ao lado da Agência dos Correios), também é possível encontrar cartinhas físicas nas agências dos Correios de Barreirinhas, Bacabal, Caxias, Colinas, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês e Vitorino Freire. A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente até o dia 13 de dezembro.

Podem participar da campanha crianças matriculadas em escolas da rede pública (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos, além de pedidos feitos por crianças da sociedade, com até 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. As cartinhas devem ser enviadas exclusivamente através do Blog da Campanha até o dia 22 de novembro.

Corrente de amor e solidariedade

Em 2023, pela primeira vez, a ação atendeu 100% dos pedidos das crianças. Foram 270 mil cartinhas adotadas. Para este ano, a campanha quer superar esta meta.

“O Papai Noel dos Correios é a ação natalina que mais sensibiliza e une o país. É muito gratificante ver a corrente de amor e solidariedade que se forma em torno dessa campanha e, além disso, ver a confiança que a sociedade tem nos Correios, tanto as crianças e seus familiares, que confiam a nós os seus sonhos de Natal, quanto os padrinhos, que acreditam na nossa missão de conectar pessoas”, afirmou o superintendente dos Correios no Maranhão, Thiago Serra.

Para marcar os 35 anos da campanha, a Campanha assumiu o desafio de dobrar o número de crianças atendidas no estado. A expectativa é presentear mais de 6 mil crianças somente no Maranhão. Para tanto, além da Grande São Luís, a campanha será realizada em 61 cidades do interior. Para consultar onde encontrar cartinhas para adoção, acesse o Blog da Campanha: blognoel.correios.com.br.

Carreata de Luz percorre o país

Para celebrar os 35 anos, e, para celebrar a data, os Correios vão percorrer todas as capitais do país com uma Carreata de Luz. A ação é uma forma de agradecer à sociedade por, ao longo de mais de três décadas, tirar milhares de sonhos do papel e também uma estratégia para aumentar a visibilidade e a participação da sociedade, instituições e empresas na campanha. A carreata já passou por João Pessoa/PB. No Maranhão será de 21 a 23 de novembro. Outras capitais também receberão a carreata, que termina em Recife/PE e Belém/PA, entre 12 e 16 de dezembro.

35 anos de história e solidariedade

Há 35 anos, os empregados dos Correios, comovidos com as cartinhas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram tirar esses sonhos do papel. Nascia aí uma das campanhas de solidariedade mais queridas do país: o Papai Noel dos Correios.

A ação ganhou força, se espalhou e hoje une a empresa e a população em uma grande corrente de amor e generosidade. Além das cartinhas das crianças da sociedade, desde 2010, os alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem seus desejos ao Papai Noel. Os pedidos das crianças são dos mais variados: bolas, bonecas, calçados, materiais escolares, cestas básicas… dentre outros. A cada fim de ano, a estatal coloca toda a sua expertise em logística e a força de seus empregados para atender às expectativas desses meninos e meninas, concretizar bondades e conectar corações.

Além de estimular as crianças a escreverem cartas, a campanha Papai Noel dos Correios propaga também os valores natalinos, como solidariedade e esperança.