Tendência vintage e busca por consumo consciente podem ajudar empreendedores a terem sucesso no ambiente digital

Os brechós têm ganhado destaque no mercado brasileiro refletindo uma mudança no comportamento do consumidor, sobretudo, da geração Z, que compreende os nascidos entre 1995 e 2010. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de 2023, o Brasil conta com mais de 118 mil brechós ativos, o que corresponde ao aumento de 30,97% nos últimos cinco anos.

A prática de vender artigos usados como roupas, acessórios e outros itens é uma oportunidade para empreendedores, incluindo aqueles que querem se posicionar no ambiente digital. Se antes os brechós eram restritos aos espaços físicos, a realidade agora é outra. 

Uma das estratégias para alcançar o público é criar loja virtual com o formato de brechó online. De acordo com o Sebrae, esse tipo de negócio atrai os consumidores tanto pela proposta de consumo sustentável, quanto pelos preços mais baixos, já que é possível encontrar peças com valores até 80% mais baratos em comparação com as lojas tradicionais. “Essa mistura de economia, estilo e sustentabilidade explica o apelo crescente dos brechós”, informa.

Geração Z alimenta sucesso dos brechós 

A geração Z, composta por nascidos a partir de 1995, é conhecida por ser individualista, simples e conectada às novas tecnologias. Em entrevista à imprensa, a professora de Pesquisa e Comportamento do Consumidor na Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-RJ), Karine Karam, explica que, por terem essas características, as pessoas dessa geração buscam reduzir o desperdício, aspecto que favorece o mercado de usados, o que inclui os brechós. 

Em espaços com essa premissa, como as badaladas feiras da Praça XV e da Glória, no Rio de Janeiro, é possível ver os jovens de 28, 29 e 30 anos adquirindo os produtos de brechós. Esses estabelecimentos não só proporcionam sustentabilidade, como também oferecem um alívio no orçamento, uma vez que os preços costumam ser mais acessíveis do que os de comércios tradicionais  

Segundo um estudo da SemRush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, a moda circular tem se destacado como uma escolha popular entre os brasileiros. O resultado é uma mudança no comportamento de consumo e uma valorização de negócios que trabalham com essa premissa.

Outro aspecto que também tem valorizado as lojas de itens usados é a ascensão da tendência vintage. Em entrevista à imprensa, a CEO da Vestiaire Collective, plataforma de alta costura de segunda mão dos Estados Unidos, Samina Virk, afirma que o vintage se tornou uma tendência no mundo da moda e um símbolo próprio de status de luxo. 

A diretora-executiva afirma que para as novas gerações nem sempre é questão sobre o que é novo e, sim, do que é diferente e difícil de se achar. Muitos brechós atuam vendendo artigos mais antigos e, em alguns casos, que até pararam de ser comercializados. Alguns itens podem ser verdadeiros “achados”, tornando-se peças quase que exclusivas para o público. 

Plataformas de redes sociais, como o TikTok, também têm promovido essa tendência, tornando a compra de roupas usadas uma experiência valorizada pela geração Z. De acordo com informações de mercado, os brechós, garimpos e universo vintage devem expandir até 2030, sinalizando uma mudança de paradigma em direção a práticas mais circulares e conscientes na moda, onde cada peça conta sua própria história.

Como os brechós online podem aproveitar a oportunidade 

A popularização dos brechós deu a esse tipo de negócio uma nova cara. Se antes as pessoas pensavam nessas lojas como espaços antigos, agora o público procura oportunidades de encontrar esses artigos no ambiente digital. 

O Sebrae destaca que abrir um brechó online é uma boa oportunidade de negócio, principalmente para os empreendedores que querem conquistar o público conectado à internet. 

Para fazer sucesso no ambiente digital, o Sebrae dá dicas aos futuros comerciantes. O primeiro passo é criar uma marca forte com nome, logotipo e identidade visual, fatores que auxiliam na comunicação com o público. 

O site merece atenção especial. Nele, é preciso investir em um bom design e ferramentas úteis, tanto para o empreendedor, quanto para o público. O checkout de pagamento é um exemplo, pois proporciona uma experiência de compra tranquila e segura, além de impactar diretamente as taxas de conversão e a satisfação do cliente.

Para atrair a atenção do público e aumentar as vendas, o Sebrae afirma que é essencial investir em imagens de qualidade. As fotos profissionais destacam os detalhes e ajudam os consumidores a visualizar melhor os itens disponíveis. 

Além disso, é fundamental descrever os produtos com cuidado, fornecendo informações detalhadas, como tamanho, material, estado de conservação e medidas. Isso ajuda os clientes a terem certeza de que estão comprando exatamente o que desejam. 

O Sebrae também destaca que no atendimento ao cliente, responder rapidamente às perguntas, resolver problemas com agilidade e oferecer um serviço personalizado fazem toda a diferença. 

Por fim, para alcançar um público maior, a divulgação do brechó online é importante. Utilizar redes sociais, anúncios online e outras ferramentas de marketing pode aumentar a visibilidade do negócio e as chances de venda.