A Black Friday Brasil se tornou e evento mais esperado do calendário promocional do ano no país, tanto para os consumidores quanto para os lojistas. O evento, que movimenta bilhões de reais todos os anos, promete descontos expressivos e oportunidades imperdíveis para aqueles que buscam ofertas. Porém, para aproveitar ao máximo as ofertas e evitar ciladas é essencial estar preparado. Vamos aprender mais sobre o evento para garantir boas compras e economia.
A história da Black Friday no Brasil
O termo “Black Friday” surgiu nos Estados Unidos como uma referência ao movimento caótico nas ruas após o feriado de Ação de Graças. Já a tradição de ir às compras logo após os feriado de Ação de Graças começou a partir das décadas de 1980 e 1990. Rapidamente, a expressão passou a ser associada ao período em que os lojistas saíam do “vermelho” (prejuízo) e passavam ao “preto” (lucro), graças ao aumento nas vendas. No Brasil, o evento teve o seu início no ano de 2010, exclusivamente online. Desde então, o evento cresceu exponencialmente, abrangendo também lojas físicas e vem se consolidando como a principal data comercial do ano.
A popularidade no país
A Black Friday no Brasil se tornou muito popular por diversos motivos. Para começar, o evento possibilita adquirir produtos desejados com grandes descontos. Além disso, o consumidor brasileiro é sempre ávido por promoções e vê nessa data a oportunidade perfeita para economizar, realizar compras importante e até realizar alguns sonhos como viagens ou o eletrodoméstico do momento.
Outra razão pela qual a popularidade da Black Friday cresceu no país é a sua proximidade com o Natal. Muitos consumidores esperam pelo evento para antecipar as compras de fim de ano. Ao longo dos anos, o evento ganhou um perfil mais abrangente, englobando também setores de turismo e serviços.
Como identificar os descontos reais
Infelizmente, com a popularidade da Black Friday, muitas lojas agem de má-fé aplicando práticas já popularmente conhecidas como “metade do dobro”, em que aumentam os preços dos produtos semanas antes da Black Friday para aplicarem falsos descontos durante o evento. Para evitar cair nessas armadilhas, o ideal é monitorar o preço dos produtos que deseja comprar semanas ou poucos meses antes.
Existem algumas ferramentas disponíveis que ajudam os consumidores a acompanhar o histórico de preços de determinados produtos, como comparadores de preços e extensões de navegadores. Essas ferramentas são fundamentais para verificar se o desconto oferecido é real. Além disso, assine newsletters e fique atento às redes sociais das lojas de sua confiança para receber promoções e acesso antecipado às ofertas no dia.
Dicas de segurança nas compras online
As compras online estão mais populares do que nunca, o mercado de e-commerce no Brasil cresce exponencialmente todos os anos e, as ofertas, cada vez mais tentadoras durante a Black Friday. No entanto, é necessário tomar algumas medidas de segurança para que a sua experiência de compra seja satisfatória. Primeiramente, opte por sites confiáveis e conhecidos. Caso decida comprar em uma loja que você não conhece, verifique se ela possui avaliações positivas e se está registrada em órgãos de defesa do consumidor, ou se possui uma boa reputação no Reclame Aqui e no Google, por exemplo.
Ao entrar no site da loja, verifique na barra de endereço do seu navegador se o endereço do site começa com “https” e se há um ícone de cadeado ao lado, isso significa que a loja possui o protocolo de segurança SSL (Secure Socket Layer), que garante a proteção dos seus dados e uma compra segura.
Outra medida de segurança é evitar utilizar redes de Wi-Fi públicas para efetuar compras, pois elas podem ser vulneráveis a ataques cibernéticos. Prefira fazer suas compras em redes seguras e de confiança, como a da sua própria casa.
Compras em lojas físicas
Lojas físicas também participam ativamente da Black Friday no Brasil. Para aproveitar melhor os descontos e evitar tumultos, chegue cedo e avalie as ofertas com calma se possível. Muitos itens com descontos e promoções mais agressivas podem esgotar rapidamente, portanto, saia de casa com um objetivo claro de compra. Além disso, lembre-se de verificar se a loja oferece opções de pagamento conforme a sua intenção e orçamento, como parcelamentos sem juros e primeira parcela postergada, para facilitar suas compras.
Considerações finais
A Black Friday Brasil é um evento com muitas oportunidades, mas exige um bom planejamento e atenção para que você não caia em armadilhas ou estoure o orçamento com compras por impulso. Monitore os preços, crie uma lista de desejos e defina as prioridades e um orçamento para as suas compras. Além disso, lembre-se de verificar a reputação das lojas online e evite compartilhar informações sensíveis, como senhas e dados bancários com sites não confiáveis. Seguindo as nossas dicas, você poderá aproveitar a Black Friday ao máximo sem comprometer o seu planejamento financeiro. Boas compras!
Deixe um comentário