O deputado Bira do Pindaré (PSB) destacou os resultados que o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Ao lado do governador Flávio Dino, o parlamentar participou, na última segunda-feira (11), da solenidade que reuniu coordenadores, supervisores, professores e estudantes no Palácio dos Leões, para o balanço dos cursos técnicos profissionalizantes oferecidos pelas Unidades Vocacionais do IEMA (U.V. IEMA) nesses dois anos e meio de implantação. Nos últimos quinze dias, ele também acompanhou as aulas inaugurais dos cursos técnicos profissionalizantes em diversas comunidades da grande Ilha de São Luís.
“Um tema que tenho o maior apreço, a maior dedicação e falo com muita alegria, porque ontem foi um dia muito gratificante pelo testemunho que eu ouvi das pessoas, que, hoje, beneficiam-se dessa política no estado do Maranhão. Ainda temos as Unidades Plenas (U.P. IEMA) com Ensino Médio em tempo integral, garantindo formação profissional e uma perspectiva totalmente diferenciada para a nossa juventude, que, agora, tem a chance e o privilégio de frequentar uma escola diferenciada, qualificada”, frisou.
O IEMA foi uma decisão do governador Flávio Dino como uma promessa de campanha e coube ao deputado Bira, como Secretário de Ciência e Tecnologia, criar, fundar, estruturar e definir toda a concepção metodológica e pedagógica do Instituto, que é uma das principais políticas estruturantes do Governo do Maranhão e que, mesmo em tempo de crise, tem ajudado a mudar a vida das pessoas. “E hoje é absolutamente, repito, gratificante ver o sucesso do IEMA em todo o estado do Maranhão”, disse o parlamentar.
Ao todo são 13 Unidades Plenas (escolas de nível médio técnico em tempo integral) em funcionamento. Para dados de comparação, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que é o modelo federal, em mais de 100 anos, tem 30 unidades funcionando em todo estado. Enquanto o IEMA, modelo estadual, em apenas dois anos e meio, tem quase a metade do que o IFMA possui no Maranhão, e outras unidades já estão em preparação para entrar em funcionamento no próximo ano.
“E todas elas são um sucesso absoluto. Hoje é o sonho de qualquer criança adolescente, pai e mãe de família ter um filho estudando em uma unidade do IEMA. Além das Unidades Plenas, tem as Unidades Vocacionais”, completou.
Segundo o deputado Bira, só na semana passada, o governador inaugurou mais duas unidades novas dessa modalidade do IEMA, sendo uma em Imperatriz, a segunda capital do Maranhão, e outra em Açailândia. Ele afirmou que as duas unidades já oferecem, de maneira permanente, cursos técnicos de qualificação profissional a quem busca o direito de ter uma profissão.
“Esse é o direito pelo qual o IEMA luta todos os dias. É o direito de oferecer uma profissão a cada cidadão maranhense. E, nesse encontro, foi bonito ver cada uma dessas pessoas dando depoimento e mostrando, na prática, o que aprenderam e o que estão obtendo com o aprendizado que tiveram no IEMA. Vários produtos apresentados, inclusive em forma de presente ao governador para mostrar a qualidade daquilo que estão produzindo e da renda que estão obtendo, desde produtos pet, como vi lá na cidade de Campestre, onde tem uma U.V. focada na indústria do couro, passando pela confecção de roupas, que também é muito forte, sobretudo em Açailândia, e chegando também à produção de cervejas artesanais, que agora são produzidas aqui no Maranhão, coisa que é inovadora, além dos cursos na área de cinema”, destacou.
Para o socialista, o IEMA leva conhecimento às pessoas, oferece mais oportunidades e possibilita, assim, que as pessoas trabalhem sua vocação naquilo que elas querem, no caminho que elas escolheram percorrer. Neste sentido e tendo em vista o papel que o investimento nessa politica produz na vida das pessoas, Bira parabenizou o governador Flávio Dino, o reitor Jhonatan Almada e toda a equipe do IEMA por colaborar para que a instituição seja cada vez mais um instrumento de transformação de vidas, da realidade dura e cruel que sempre foi testemunhada no Estado do Maranhão.
“Tudo que a população precisa, sobretudo os mais jovens, é de oportunidade, e o IEMA é uma avenida de oportunidades para que a nossa população possa ter a condição, a dignidade de viver com o suor do próprio rosto. Portanto, queria fazer esse destaque especial a esse momento de grandiosa envergadura representada por essa ação estruturante, porque isso sim é uma obra estruturante, que é o IEMA, como grande novidade da educação pública de qualidade e gratuita no Estado do Maranhão. A nossa luta continua, o melhor está por vir, nós vamos avançar cada vez mais, porque o governador Flávio Dino está no caminho certo”, concluiu.
Assecom / Dep. Bira do Pindaré
Deixe um comentário