O atual deputado estadual e deputado federal eleito, Bira do Pindaré (PSB), subiu à tribuna, na manhã de quarta-feira (17), para destacar a abertura da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. O socialista participou do evento, que, este ano, acontece em São Luís, ao lado do governador reeleito, Flávio Dino (PCdoB), do secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Davi Telles, e toda a representação do setor acadêmico do Estado do Maranhão.
Participaram do palco de honra a reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela; o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira Costa; a reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Elizabeth Nunes; o presidente da Fapema, Alex Oliveira; o reitor do Instituto Estadual da Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA), Jhonatan Almada; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez.
Da tribuna, Bira do Pindaré destacou que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já é uma agenda permanente do calendário oficial do Estado, e tem muito orgulho de ter participado da organização do evento quando foi Secretário de Ciência e Tecnologia. Para ele, nenhuma sociedade do mundo, na história da humanidade, conseguiu dar um salto de qualidade – no que diz respeito ao desenvolvimento social e econômico – sem investir em educação, conhecimento, ciência e tecnologia.
“É um evento importante para os professores, para os estudantes, para as empresas, para a cidadania em geral, porque é a oportunidade que se tem de se apresentar trabalhos, projetos, ações, pesquisas, estudos, aquilo que está sendo produzido no Estado do Maranhão na área de ciência e tecnologia. E é fundamental o incentivo a esse setor. De maneira que eu parabenizo o governador Flávio Dino, com o seu secretário, Davi Telles, pela determinação de incentivar a pesquisa, a ciência e a tecnologia no Estado do Maranhão”, contou.
Conquistas – O parlamentar frisou importantes avanços na área da Ciência e Tecnologia no atual governo de Flávio Dino. Segundo ele, conquistas permanentes, políticas públicas de qualidade, diferente das filigranas de vésperas de eleição, que aconteciam nas gestões anteriores. “Conquistas que ficam”, nas palavras dele. Como exemplo, ele citou a implantação do IEMA.
“De tudo que já participei na minha trajetória de luta e de vida nesse Maranhão, nada foi mais importante do que ter sido o fundador do IEMA. Já são 13 escolas plenas funcionando, 14 unidades vocacionais, além dos cursos vocacionais que chegam às comunidades da capital e do interior, gerando oportunidades para as pessoas, criando perspectiva de vida, sobretudo, para aqueles que mais precisam e que não têm condição de pagar uma formação profissional”, destacou.
Ele acrescentou que, hoje, o Maranhão tem estrutura preparada, porque o projeto do IEMA é exitoso e defendeu que não há ciência e tecnologia sem a formação de pessoas. “O governador assumiu que vai expandir os IEMAs para alcançar 100 unidades em todo o Maranhão. É uma revolução na área educacional. E alguém pode dizer: ‘mas isso é exagero’. Não é. O Ceará tem mais de 100, e é por isso que a educação no Ceará está muito à frente da educação pública do Maranhão. Mas, isso pode ser diferente a partir desse momento, que o Maranhão faz o seu dever de casa, investindo estrategicamente em educação pública gratuita e de qualidade”, afirmou.
Bira citou, ainda, outras iniciativas importantes, como o programa Cidadão do Mundo, que deu oportunidade a centenas de jovens de fazer intercâmbio internacional; a criação da UEMASUL; além do fortalecimento da Fapema, da UEMA e outras políticas públicas para democratização do acesso ao ensino superior.
“Nós vamos, agora, para o Congresso Nacional. Graças a Deus, o povo me conferiu essa missão e fui eleito deputado federal com 99.598 votos, conquistados no peito e na raça. Votos da consciência e do coração. Não tem voto comprado nem de esquema nenhum. É voto de trabalho, de luta, de história, de trajetória. Me orgulho demais de tudo aquilo que nós conseguimos fazer nesse processo eleitoral. Estaremos em Brasília e uma das pautas nossas certamente será a educação, será a ciência e a tecnologia, uma área em que eu tive essa experiência. E hoje me sinto absolutamente compromissado com as causas e as lutas em prol da educação, da ciência e da tecnologia no Estado do Maranhão e no Brasil”, declarou.
O parlamentar disse, ainda que sabe que não será fácil. Na leitura do parlamentar, se o candidato do Partido Social Liberal ganhar as eleições presidenciais, será a ‘crônica de uma tragédia anunciada’. “É a receita da destruição de direitos, de políticas públicas, de tudo aquilo que proporciona ao povo o exercício pleno da cidadania. Com certeza vai querer desmontar com as universidades públicas, privatizar as empresas públicas que restam. Será um ataque frontal aos direitos dos trabalhadores”, pontuou.
“Não precisa ninguém falar, ele próprio diz, todo dia e com todas as letras. Eu não quero estar na pele daqueles que hoje estão caindo neste canto de sereia, porque vão se arrepender, amargamente. É a crônica do desastre anunciado, não tem nenhuma perspectiva de um projeto sustentado na mentira das fake news, no ódio. Não tem a menor chance de alguma coisa desse tipo dar certo em nosso país ou em qualquer outro lugar do mundo. Portanto, sei que vai ser difícil, mas lutaremos com todas as forças e, certamente, resistiremos com a bravura de quem não foge à luta e a ternura de quem apreendeu a sonhar”, concluiu.
Assecom / Dep. Bira do Pindaré
Deixe um comentário