Um bebê de quase dois anos, identificado como Samuel Gomes, faleceu na noite do último domingo (23) após se engasgar com um caroço de pitomba, fruta típica das regiões Norte e Nordeste. O caso ocorreu na cidade de Araguanã, no Maranhão.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, o engasgo aconteceu por volta das 19h. Samuel foi socorrido imediatamente e levado ao hospital da cidade, onde recebeu os primeiros atendimentos de uma enfermeira e um auxiliar de enfermagem. Apesar dos esforços, a criança continuava com dificuldades para respirar.

Diante da gravidade do caso, o menino foi transferido para um hospital em Zé Doca, a cerca de 34 km de Araguanã. No entanto, poucos minutos após dar entrada na unidade, Samuel não resistiu e faleceu.

Ainda no hospital, a avó do menino informou que ele havia expelido um caroço de pitomba em casa, mas ficou em dúvida se outro ainda permanecia preso nas vias respiratórias.

Exames realizados no hospital confirmaram que não havia mais nenhum caroço obstruindo a respiração do bebê. Contudo, os médicos identificaram que Samuel tinha adenoides e amígdalas aumentadas, condição que pode ter agravado o quadro após o engasgo.