Nesta semana, a baronesa Janaína Sousa, filha do pai de santo Bita do Barão de Guaré, relembrou as perseguições sofridas por ela e pela comunidade do Terecô durante a gestão de Francisco Nagib, filho de Chiquinho FC. A declaração foi feita durante um café da manhã com o prefeito Dr. Zé Francisco, onde Janaína oficializou seu apoio à reeleição do gestor.
Em seu discurso, Janaína destacou o período de 2020 como um dos mais difíceis para as lideranças religiosas de matriz africana em Codó, citando atos de discriminação e intolerância.
De acordo com Janaína, as ações da administração de Francisco Nagib eram claramente voltadas para o enfraquecimento das manifestações culturais e religiosas do Terecô, uma tradição secular em Codó.
Essa perseguição, segundo ela, foi amplamente apoiada pela família de Chiquinho FC, que, na época, mantinha forte influência na administração pública local.
Além da comunidade do Terecô, as perseguições também afetaram diretamente as comunidades quilombolas de Codó, compostas majoritariamente por pessoas pretas e de origem africana.
Essas populações, historicamente marginalizadas, foram ignoradas em suas reivindicações e viram suas tradições religiosas e culturais serem desrespeitadas.
Durante o encontro, Janaína Sousa declarou publicamente seu apoio à reeleição de Dr. Zé Francisco, destacando o respeito e a inclusão promovidos pela atual gestão. Segundo ela, o prefeito sempre manteve um relacionamento de respeito com as comunidades tradicionais, diferentemente da administração anterior.
“Nós sabemos que a perseguição do outro lado é grande, mas com Dr. Zé Francisco temos a certeza de que seremos respeitados. Ele nunca perseguiu ninguém e sempre tratou nossa cidade e nossa cultura com dignidade”, afirmou Janaína em seu discurso.
O apoio das lideranças do Terecô e da Umbanda codoense à reeleição de Dr. Zé Francisco marca um momento importante na disputa política de Codó, reforçando o compromisso do atual prefeito com o combate à intolerância e a preservação das tradições culturais e religiosas do município.
Esse é um testemunho de que Chiquinho é perseguidor. Codó com certeza não votará nesse perseguidor.
Não podemos esquecer que no governo do filho dele a nossa cidade foi abandonada. Fecharam escolas. Acabaram com o aeroporto de Codó para Nagib receber parte do terreno. Mas Chiquinho e Nagib aumentram a riqueza com o dinheiro da prefeitura.
A senhora Janaína está certa em votar em Zé Francisco.
Agora é 45
Se Chiquinho não respeita religião que não é a dele, com certeza ele não vai respeitar o dinheiro da prefeitura, que é do povo.
Quem não te conhece é que te compra. Não voto nele nem amarrada.
Por que chamar Janaína de Baronesa se ela não tem esse título? Mulher de Barão é Baronesa, mas filha não é.
Chiquinho tá louco pela prefeitura para enriquecer mais ainda.
Quanto mais dinheiro da prefeitura ele tirar, mas pobre o povo de Codó vai ficar.
Chiquinho FC já tem o poder econômico, se ele tiver o poder político vai escravizar a população, pois vai perseguir quem o filho dele mandar.
Não caia na onda dele porque você pode se afogar.
Liberte Codó desse trapaceiro votando no Dr. Zé Francisco 45
A propaganda do Chiquinho na TV é enganosa como ele. Mostra tomadas de imagens rápidas garimpadas nos arquivos do governo anterior em que ele comandava a prefeitura mescladas com algumas imagens que exitem não só em Codó, mas também nos arrabaldes das cidades de países do terceiro mundo como é o Brasil, mormente nos municípios do Maranhão, um dos Estados mais pobres da federação.
Se aproveitar de fatos genéricos corriqueiros para atribuir a um adversário constitui propaganda enganosa, porque aleivosa.
O Chiquinho deveria mostrar o que ele fez por Codó quando o filho dele era prefeito, mas não mostra porque não tem o que mostrar, pois não fez nada. Na campanha fo filho em 2016 o Chiquinho prometeu o céu e nos deu o inferno; reduziu salários dos servidores municipais; não pagou os professores e o dinheiro do fundef sumiu; cobrou impostos das verdureiras; perseguiu adversários inclusive o próprio Biné; mandou fazer blitz e tomou milhares de motos de trabalhadores; fez negociata com nosso aeroporto que rendeu ao filho dele Nagib parte do terreno onde construiu o prédio que aluga para o supermercado Mateus; deram sumiço em 20 milhões destinados para combater a pandemia de covid; Chiquinho mandou Nagib fechar 82 escolas prejudicando nossas crianças.
Chiquinho comandou tanto estrago e corrupção, que, por receio de acabarem com a cidade num eventual segundo mandato, foi preciso o partido deles mesmo proibirem a candidatura de Nagib à reeleição. Mas a corrupção foi tanta, que o TCU condenou Nagib por não ter prestado contas da verba destinada para a educação infantil em Codó, fato gravíssimo que o deixou inelegível até 2032. Portanto, o Chiquinho tá sendo apoiado por dois ex-prefeitos inelegíveis: o Biné, que está inelegível porque foi condenado por enriquecimento ilícito, e o Nagib, que está inelegível por ter dado fim ignorado ao dinheiro da educação infantil das crianças de Codó.
Então, codoenses, nào é possível votar num Chiquinho desses, porque se fosse eleito a desgraça abateram nosso povo.
Portanto, codoenses, é indiscutivelmente melhor reelegermos Zé Francisco 45
No comentário do O melhor é 45 só contém fatos verdadeiros. Podem até o babões do Chiquinho querer negar, mas a verdade é essa.
Codoense que conhece o Chiquinho não vota nele de maneira nenhuma.
Corre uma conversa por aí que vai comprar votos. E no desespero ele é capaz disso e até pior. É muito simples neutralizar essa molecagem: quem quiser receber o dinheiro do pessoal do Chiquinho, pode receber e dar o troco pra ele votando no Zé ZéFrancisco 45 porque não tem como ninguém no mundo descobrir em quem você votou.
CUIDADO COMERCIANTES DA AFONSO PENA ……….
U R G E N T E
Janaina BARONESA, PQP. SO NO COFO MESMO.
Barônesa de quê ? Essa mulher é uma coitada