Os bancos figuram no ranking de empresas que mais recebem reclamações, em razão do telemarketing abusivo. Banco Pan, Itaú, Santander, Bradesco e Banco Master são adeptos da prática caracterizada pelas insistentes ligações, que oferecem produtos ou serviços sem autorização dos consumidores.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública recebeu mais de 12 mil denúncias. Junto com os bancos estão as operadoras Claro, Oi, Tim, Vivo, além da Sky. O levantamento foi feito desde 20 de julho, quando foi criado o canal de denúncias pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP). Mesmo com o serviço, as indesejáveis ligações continuaram.
O consumidor pode ajudar no monitoramento, para que essa prática seja eliminada. É preciso inserir, no formulário eletrônico denuncia-telemarketing.mj.gov.br, a data e o número de quem está ligando. E se a pessoa deu a permissão para que o contato fosse feito.
As ocorrências serão apuradas pela Senacon/MJSP e encaminhadas para averiguação dos Procons.
Com informações do Portal Valor Investe
Deixe um comentário