O Banco Central informou hoje que irá disponibilizar um site exclusivo para o Sistema Valores a Receber (SVR), mas a retomada das consultas segue programada para o próximo dia 14. Os valores a receber podem ser de saldos esquecidos em contas que foram encerradas ou restituição de cobranças indevidas, por exemplo.
Segundo a autoridade monetária, em nota, o novo site vai “ampliar a capacidade de atendimento do SVR” e “todo o relacionamento do cidadão com sistema se dará nesse novo site”, sendo que “não será possível consultar ou solicitar valores no SVR no site principal do BC”.
Logo após o lançamento da ferramenta, que ficava dentro do portal do Banco Central, o sistema ficou sobrecarregado e teve de ser suspenso.
O BC esclareceu ainda que, no momento da consulta, o cidadão saberá se tem valor a receber de instituições financeiras e, em caso positivo, receberá a data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 7 março. Se na data informada para retornar ao sistema, o cidadão não acessar, deverá realizar nova consultar para receber uma nova data para pedir o resgate.
“O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome”, reforça o BC, na nota. “As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução.”
O endereço do novo site é valoresareceber.bcb.gov.br, onde há um passo-a-passo para o resgate dos valores do SVR.
Com informações do portal Valor Investe
Oi