Um avião da empresa Latam, com mais de 220 passageiros, teve que voltar à São Luís depois de ter problemas, logo após a decolagem nesta terça-feira (6). Segundo os passageiros, a aeronave ficou quase duas horas sobrevoando municípios próximos à capital, antes de voltar ao Aeroporto de São Luís.

Assim que desceram do avião, os passageiros ficaram em filas, sem saber quando embarcariam novamente. Há alguns passageiros que, até o início da noite, não sabiam quando irão embarcar novamente.

“A gente esperava um pouco mais da Latam, pelo menos uma informação em relação a isso, porque a gente fica a Deus dará. A gente não sabe nem a hora, se vamos retornar hoje realmente, mas estou aguardando. Vou pegar uma fila e esperar”, lamentou o empresário George Silva Moura.

O avião tem capacidade para 224 pessoas e estava cheio na hora da pane. O voo tinha como destino São Paulo, mas devido a um problema na aeronave, ele passou quase duas horas sobrevoando municípios próximos a São Luís.

Segundo os passageiros, ao pousar na capital foi dito que o problema foi no ar-condicionado. A suspeita é de uma falha na pressurização da cabine, por isso a aeronave não pôde ganhar altitude.

Ainda de acordo com os passageiros, muita gente passou mal com o calor dentro da aeronave e nenhum suporte foi dado pela companhia.

“Todo mundo se abanando, todo mundo escorrendo suor e ninguém falava nada. As aeromoças em nenhum momento falaram nada. Todo mundo se abanando e ele (piloto) seguiu o voo. Ficou uma hora e meia sobrevoando, depois foi que ele falou que ia retornar, porque tinha dado problema no ar-condicionado”, relatou a costureira Diva Lima.

“Triste, com duas crianças. Se fosse só eu, tudo bem, mas com duas crianças sem saber a hora que vai chegar em casa”, lamenta a manicure Maria Diniz.

Após o sufoco no ar, os passageiros receberam a notícia de que o voo LA 3293 havia sido cancelado, porque a aeronave precisou entrar em manutenção não programada.

“Eles não dão explicação pra gente, só pediram pra gente ir pra lá pegar as malas. Pegamos a mala que a gente já tinha despachado e mandaram a gente vir pra fila do check-in. Até agora não vem um representante da Latam. Eu ouvi um funcionário dizendo que daqui pra amanhã resolve”, relata a empreendedora leda Alves.

Rocha, um dos passageiros, conseguiu uma nova passagem para esta quarta-feira (7). Ele conta que vai embarcar para São Paulo levando um prejuízo.

“Tive um prejuízo da diária de hotel que eu paguei, paguei hotel de hoje até dia 11, então a de hoje eu perdi”, informou o empresário Arleans Rocha.

Uma equipe do Procon-MA esteve no aeroporto para registrar a denúncia dos consumidores. Segundo o órgão, ele autuou a companhia aérea por falha na prestação do serviço, com base no Código de Defesa do Consumidor.

A Latam Brasil disse, por meio de nota, que o avião retornou ao aeroporto para fazer uma manutenção corretiva não programada, que pousou em completa segurança e o voo foi cancelado.

A companhia informou, ainda, que os passageiros serão relocados em outros voos para Guarulhos, lamenta os problemas causados e que presta assistência aos passageiros.

Com informações do G1