Nesta segunda-feira (6), estudantes da Rede Estadual nas 19 Unidades Regionais de Educação do Maranhão retornaram às salas de aula. Para fortalecer as estratégias de ensino para 2023, a primeira semana será destinada ao acolhimento dos alunos, e também para planejamento e realização de atividades diagnósticas. O governo do Maranhão promoveu, na semana passada, Jornada Pedagógica com a participação de professores e gestores de todo o estado.

A secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, deu boas-vindas à comunidade escolar e agradeceu o empenho de gestores, professores e demais funcionários da Educação para garantir um ano letivo exitoso. “Parabéns a todos os gestores e diretores de educação, pelo envolvimento contínuo e dedicado trabalho durante a Jornada Pedagógica, que aconteceu na última semana, e pelo bonito acolhimento dos estudantes e professores neste início das aulas. Que seja um ano letivo rico de aprendizado e muito feliz”, destacou.

A gestora da Unidade Regional de São Luís, Eva Barros, ressaltou os desafios para a garantia da aprendizagem dos cerca de 60 mil estudantes que estudam em escolas da região metropolitana. “Começamos com acolhimentos em diversas escolas e, sem dúvida, é um momento importante porque estamos concretizando o que planejamos na semana pedagógica, para a construção da formação integral do estudante. Além disso, temos o desafio da reformulação do Ensino Médio, para torná-lo mais atrativo aos estudantes”, ressaltou.

Na Grande São Luís, neste primeiro dia, foi realizada a acolhida dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Fundamental. Nesta terça-feira (7), será a vez da acolhida dos estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. A programação escolar segue durante toda a semana com dinâmicas, planejamento e atividades diagnósticas, envolvendo os estudantes.

No Centro de Ensino João Evangelista Serra dos Santos, na Ilhinha, os estudantes receberam o carinho dos professores e funcionários durante a acolhida na escola. A gestora escolar, Elcia Cantanhede Fiúza, destacou a acolhida dos estudantes. “Hoje é um dia muito especial porque estamos recebendo os nossos alunos e estamos felizes porque o prédio está bonito, mas sem os estudantes a escola não tem vida. Passamos dias intensos de preparação, trabalho e estudo, para acolher os alunos de forma carinhosa”, expressou.

“A expectativa é muito grande para nós que estamos no último ano do Ensino Médio. Recebemos as boas-vindas de forma calorosa e estamos felizes pelo início do ano letivo.  Esperamos conquistar coisas novas, mas devemos nos esforçar bastante, porque mais para frente temos outros desafios”, declarou o estudante do 3º ano do Ensino Médio, João Gabriel Câmara.

No Centro de Ensino Renascença, os estudantes participaram de uma conversa com policiais da Ronda Escolar e conheceram o trabalho que o batalhão desenvolve nas escolas.

A gestora Mariza Nobre falou das atividades realizadas para o acolhimento dos estudantes. “O melhor momento é a acolhida, onde a gente consegue abraça-los, dar boas-vindas com afeto, demonstrar que estamos aqui por eles, e planejando o nosso melhor para eles”, apontou. 

No Liceu Maranhense, o professor de Matemática, Geraldo Varela, falou sobre a importância de fortalecer o vínculo com a escola. “Estamos neste dia especial de reinício de aula para acolhimento aos alunos, fortalecer o vínculo entre professores, gestores, e claro, estudante, que é a parte mais importante nesse processo”, enfatizou.

Rede Estadual

A Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão possui 1.071 escolas e mais de 300 mil estudantes matriculados nos 217 municípios do estado, que estão jurisdicionados a 19 Unidades Regionais de Educação.

O calendário de referência do ano letivo de 2023 da Rede Estadual está disponível no site da Seduc.