O vereador Leonel Filho divulgou uma nota de esclarecimento pedindo desculpas para os homossexuais após utilizar termos homofóbicos durante a sessão da Câmara Municipal de Codó (MA), realizada na noite desta terça-feira (2).

Leonel Filho assumiu que usou palavras inadequadas, garantiu que é contra qualquer tipo de preconceito e revelou que ama o público LGBTQI+. Confira a nota abaixo na íntegra

NOTA DE ESCLARECIMENTO

LEONEL FILHO, vereador eleito pelo voto popular para a gestão 2021/2024, vem a público se manifestar sobre trechos de seu pronunciamento realizado no plenário da Câmara Municipal de Codó/MA, na sessão Ordinária ocorrida em 02/08/2022, que estão sendo veiculados de forma equivocada pela mídia local.

Inicialmente esclareço, os vídeos que estão sendo veiculados constam apenas trechos equivocados e fora do contexto das minhas falas na sessão legislativa, já que relatei as dificuldades que vários vereadores têm enfrentado com um blogueiro de nossa cidade que emite posts que fomentam o ódio aos vereadores que não lhe pagam, como forma de intimidação e chantagem.

A minha fala foi direcionada a um profissional específico que há vários anos publica em suas redes sociais e blog diversos posts ofensivos a mim, minha família e meus amigos.

Quem me conhece, sabe do meu posicionamento político e social, sabe que não compactuo com atitudes discriminatórias, racistas e homofóbicas, que inclusive deixei claro neste mesmo pronunciamento que oportunamente não foi devidamente divulgado. Ao contrário muitas das vezes já fui agredido, caluniado com a minha imagem e nome usados na mídia social fomentando bullying e preconceito contra minha pessoa, com as pessoas com necessidades de tratamento no uso do medicamento GARDENAL, mesmo que em nenhum momento eu tenha precisado de tal medicação, dentre muitas outras calúnias e mentiras proferidas por pessoas do mal. 

Na verdade, é público e notório que tento sempre garantir a igualdade de todos através do cargo que ocupo, minha casa sempre de portas abertas para a população é testemunha disso.

Em relação às declarações ocorridas no plenário da casa legislativa, reconheço que posso ter me utilizado de palavras fortes e inadequadas, mas no mesmo vídeo eu ratifico que não refletem a minha opinião e posicionamento político. Na verdade, houve uma interpretação diversa da que inicialmente eu pretendia.

Tenho uma equipe diversa, composta por pessoas de gêneros, cor e orientação sexual diverso. Reafirmo que jamais admitirei nenhuma forma de preconceito e sempre lutarei pelo respeito a todos, quem me conhece sabe disso, sou muito tranquilo neste assunto e nesta própria sessão mencionei a necessidade de respeito às diferenças.

Diante disso, se algum amigo e irmão de nossa cidade se sentiu magoado ou atingido, me retrato publicamente das palavras proferidas, peço desculpas às pessoas de bem integrantes do grupo LGBTQI+ de nossa cidade, as quais eu amo. Coloco meu gabinete a disposição de qualquer cidadão para contribuir e esclarecer, como sempre esteve.

“Orientação sexual é um direito de cada um. Respeitar é um dever de todos” Atenciosamente!

Leonel Filho – amigo fiel!