A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resolveu suspender a venda, distribuição, propaganda e mesmo o uso de lotes de preservativos masculinos das marcas Blowtex Zero e Blowtex Sensitive Super Aloe Vera. Eles apresentaram falhas nos testes de estouro antes do prazo de validade estipulado.

Os produtos são fabricados pela Fábrica de Artefatos de Látex Blowtex Ltda. E para explicar sobre o caso, a empresa publicou uma nota de esclarecimento sobre o problema. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 23.

Lotes de produtos

A Anvisa alega que a medida preventiva foi tomada por considerar que os lotes dos produtos “falharam nos ensaios de estouro, após três anos, o que impossibilita a manutenção de sua validade por até cinco anos”. Isso significa que os preservativos não passaram nos testes. A Blowtex já iniciou o recolhimento dos itens à venda.

Em nota publicada no site da Blowtex, a empresa já avisava sobre os problemas com a validade dos lotes, antes da Anvisa suspender os produtos. Leia a nota completa a seguir:

Comunicado importante sobre nossos produtos ou similares

Aviso ao consumidor sobre a data de vencimento de alguns de nossos preservativos Blowtex Zero e Blowtex Sensitive Super Aloe Vera

Esteja ciente de que alguns lotes de nossos preservativos Blowtex Zero e Blowtex Sensitive Super Aloe Vera têm uma data de validade incorreta.

Esses lotes foram inicialmente produzidos com prazo de validade de 5 anos a partir da data de fabricação. Testes laboratoriais recentes indicaram que pode haver um risco maior de ruptura para preservativos com mais de 3 anos de fabricação.

Estamos emitindo este conselho para garantir que nossos preservativos atendam totalmente às suas expectativas de desempenho e aos nossos rigorosos padrões de qualidade.

Entretanto , com qualquer preservativo, se você este romper, você deve tomar precauções adicionais para reduzir a chance de gravidez ou de infecções sexualmente transmissíveis.

Com informações do Portal Meio Norte