Em entrevista ao programa Viraliza, apresentado pelo jornalista Marco Silva, Antônio Braúna disse que não concorda com a internação de pacientes com a covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h) de Codó. Assista a íntegra da entrevista no final da matéria
Antônio Braúna, que já foi diretor da UPA de Codó, justificou sua posição explicando que todos os leitos da unidade de saúde estão ocupados com pacientes infectados pelo coronavírus e não tem espaço para internação de pessoas com outros tipos de doenças.
“No momento desse, se eu estivesse na direção, eu tinha entrado em acordo com o município, lógico, e não teria deixado esses casos positivos que tem dentro da UPA, haja vista que todos os leitos estão ocupados com o coronavírus e, segundo relatos de uma pessoa que trabalha na UPA, a medicação infantil também foi tirada para colocar pessoas com a covid”, explicou.
Braúna também opinou sobre o protocolo de atendimento para pacientes com a covid-19 que foi adotado pela rede municipal de saúde e revelou que aceitaria um possível convite do prefeito Francisco Nagib para comandar a Secretaria de Saúde.
https://www.youtube.com/watch?v=d2Bbo757fwc&feature=youtu.be
uai qual é a formação desse tal?
Concordo plenamente, a upa está um caos não temos mais atendimentos de qualidade!!
Eu vi a entrevista e concordo com Braúna a upa não é hospital não era pra ter esses casos dentro da upa e sim para o HGM. Em relação a secretaria de saúde do município era bom se o prefeito mudasse para ver se melhora.
Parabéns ao jornalista que teve uma iniciativa importante. Quem sabe agora o Estado olha pra gente aqui, estamos sem condições nenhuma de trabalho não temos epi’s, mascaras é pra vários dias e unidade lotada de coronavirus. Braúna está correto a upa e pra estabilizar e mandar para a referência que é o HGM. Todos os funcionários pedem a volta do Braúna porque a upa virou uma bagunça e quem manda mais que o gestor é um coordenador.
Ao meu ver o problema não tá em secretariado e sim na questão de gestão estadual.
Se eu pudesse falar com Braúna eu diria para não aceitar ser secretário de saúde do município nesta gestão desastrosa. Esse prefeito não dá condições de trabalho para ninguém. Só iria queimar sua imagem como queimou a do atual secretário. Braúna é profissional bom trabalha com razão e com o coração, nesse governo não tem espaço para amor ao próximo. Meu amigo Braúna você é para estar como secretário mas em outro governo que no final.do ano vamos mudar.
Eu tenho certeza que ele falou isso por amor ao povo, sei que se o Braúna fosse secretário de saúde Codó estaria em outro patamar
Esse sim entende de saúde, jamais iria dizer algo sem propriedade. Espero que a UPA de Codó volte a ser comandada por você, homem de caráter e amor ao próximo .
Rapaz é muito fácil falar quando um vírus deste não bate na porta da pessoa. Duvido se ele fosse direto se algum família e dele digo mais próximo adoecesse ele teria este pensamento. E mais ele sendo cristão não era para ter este pensamento. A saúde e um direito de todos e se no município não está tendo a capacidade no momento tem de ser lá mesmo.
Certo. Vamos tirar da UPA e mandar pra onde? Para o HGM?
MARCOS, pergunta pra um familiar o que ele acha. Me pergunta pra onde quero mandar meu ente querido. Me pergunta, tenha coragem de perguntar isso.
Quando é os outros é fácil. Mas quando é com a gente, queremos o melhor. Se a UPA não tivesse com esses pacientes já teriam morrido.
Braúna manda simplesmente jogar os pacientes pro HGM. Não pensou no paciente, pelo menos não no melhor do paciente.
Triste.
Quero me dirigir ao Renato. Você acha certo o que estão fazendo com a upa, eu fui com minha mãe que estava com dor no peito e não foi atendida porque disseram que lá era só para casos de covid-19 é que minha mãe poderia ser infectada. Fui ao HGM é lá mandaram ir para um posto, recorri ao Braúna é fomos para Caxias chegando lá minha mãe estava infartando. Pra você que talvez não entenda de saúde ou é um péssimo gestor fica falando merda. Braúna você sabe o que faz eu e minha família confiamos em você e oramos para Deus te dar sempre sabedoria para continuar sendo.esse homem bom que és.
Eu entendo você sim. Mas você me entende?
Você teve condições, graças a Deus de ir pra Caxias… E eu?
O que eu faria?
RENATO você é um tapado mesmo, não entendeu nadinha. O HGM era o hospital que tinha que estar preparado para receber as vítimas do vírus, porque é o hospital do município e nele deveriam ser investidos os milhões e milhões que entram todos os meses. O irresponsável do Nagib pra embolsar esse dinheiro, joga todo mundo pra UPA, ou seja, economiza nos gastos com o HGM que agora são realizados na UPA.
O que ele disse é que o HGM tem que ser aparelhado e preparado pra receber esse doentes e não superlotar a UPA com todo tipo de atendimento. Quase tudo é na UPA que é bancada pelo Governo do Estado e o Nagib teve toda a verba da saúde e embolsa e a população de Codó vai sofrer na UPA que não suporta mais……entendeu Renato anta?
O que você não entendeu, e que meu pai não pode esperar o HGM se estruturar com esses milhões que você falou aí.
Eu não tenho onde cair morto, não tenho dinheiro nem pro transporte. E aí?
A UPA recebeu meu pai. Poderia ter mandado pro HGM, e aí?
Com certeza devem ter tentando… E aí?
Não vou desejar que aconteça com você, pois sou pobre, mas não sou que nem você. No desespero não se escolhe, apenas se agradece.
Se Braúna disse isso, porque no tempo dele atendia todo mundo? Braúna mesmo, por várias vezes disse que o povo não poderia pagar pelos erros de gestão… E aí?
Porque Braúna mudou de ideia agora? Cadê o amor pelo povo?
Era pra meu pai ter morrido? É isso?
Rapaz… Venha viver na minha pele… Pode me chamar do que quiser… Se você teve sorte por ter as coisas, por se char inteligente, pois agradece isso.
Prefiro ser anta do que pensar assim.
Codó Maranhão e Renato, vocês não entenderam a colocação do Braúna. Eu entendi o que ele quis dizer que temos que centralizar todos os pacientes com covid-19 em um só lugar, o HGM parou de atender outras doenças como a upa também, então que dizer que ninguém mais adoece de outras enfermidades. Braúna é conhecedor de saúde conheço ele, caso fosse ele na direção da upa com certeza não estaria assim. Foi como esta na entrevista ele disse que iria alinhar com o município a melhor maneira de combater essa pandemia. Agora eu digo falar e fácil para quem não entende de saúde, veja quantos pacientes estao indo a óbitos e profissionais de saúde infectados?. Estamos sem controle era para ter prevenção o que não houve.
Não me convenceu. Acho que não teve respeito pelo paciente. Quando ele era diretor a UPA vivia lotada de gente pra procurar atendimento, e agora ele fala isso? Antes ele dizia que não poderia deixar o povo sem atendimento e agora ele fala isso?
Perdeu meu respeito.
Quer dizer que a UPA não pode receber paciente com Covid-19? Quer dizer que o povo vai morrer correndo atrás de médico em posto, que não atende e não tem estrutura? Quer dizer que tem que “jogar” todo mundo no HGM?
O que foi que aconteceu com o senhor, seu Braúna? Perdeu a capacidade de amar as pessoas?
Não estou defendendo a UPA, mas foi aqui que atenderam meu pai. Aqui que salvaram ele. Aqui que cuidaram dele. Pode ter gente mal educada aqui, mas foi aqui que atenderam ele…
CODÓ não tem saúde. Codó não tem estrutura.
E Braúna disse que tem que testar todo mundo… Pois cadê os testes… A UPA disse que é com municipal. Vi no blog do Acelio o município recebendo 1800 testes… Braúna mesmo que disse… E cadê os testes?
Não aceitei essa resposta e não gostei nada nada do que Braúna disse. Com certeza ele vai reformular o que disse. Ele precisa reformular o que disse, em respeito ao povo.
Eu entendi que no tempo dele atendia e agora não pode. Isso que entendi.
No tempo que ele era diretor, ele mesmo me mandava ir na UPA que a UPA atendia.
Por várias vezes fui atendido lá, no tempo dele diretor… E ele sempre fazia questão de dizer que o povo não poderia sofrer sem atendimento.
Se meu pai tá morrendo, tenho que levar pra onde pode salvar. Meu pai tá vivo, isso que importa…
Concordo com a Zuzu Angel, upa não é hospital Braúna está certo, tudo parou ninguém faz mais nada. O HGM era para ter sido preparado ou em outro lugar para receber esses pacientes a upa virou anexo do HGM todo mundo sabe disso, pelo fato da upa ter mais respiradores querem mandar só pra lá. Eu ouvi uma entrevista do Braúna em uma rádio à mais de 30.dias quando ele.ja falava em ter um local só para o covid. Depois do descontrole total foi que o município resolveu fazer em uma escola. Na upa está tudo tomado por pacientes infectados, se continuar assim vai chegar ao ponto de não se receber mais e fechar as portas. Aonde fica os outros casos vamos pra onde?. Quem me dera se Braúna tivesse voz nesse governo do município eu tenho é certeza que nossa realidade era outra.
Não iria comentar, mas depois de ler comentários tão absurdos resolvi. Conheço Braúna a muito tempo desde quando ele chegou em Codó. Braúna tem uma larga experiência como gestor e não discordo dele quando diz que o HGM era para ser referência da upa. Sei do seu potencial e o cuidado que tem pelo povo, na visão dele não existe só covid-19, como fica as outras doenças vai se misturar tudo como esta sendo feito?. Todo mundo sabe que o atendimento da upa mudou muito sou prova viva disso, concordo com a internauta que temos que ter prevenção antes que seja tarde demais.
Esse tal de Renato é um imbecil, deve pensar pelo focinho..O cara fala uma coisa e ele entende outra totalmente diferente. Vai ser burro assim lá na baixa da égua.
Esse Antônio brauna é um grande gestor. Deveria era ele ser o prefeito da cidade
Concordo. Braúna nunca fechou as portas da UPA pra ninguém. No tempo dele todo mundo era atendido.
Tenho certeza que se ele fosse o diretor ele não deixaria o povo morrer na porta. Tenho certeza.
Ele falou uma coisa… Mas se ele fosse diretor a UPA estaria sim lotada de paciente, porque o HGM não tem suporte.
A não ser que ele fosse deixar de atender… Mas tenho certeza que irmão Braúna jamais deixaria de salvar uma vida.
Meu pai, homem de fé e perseverança. Te amo.
Senhor Renato você está equivocado em relação ao Braúna, ele sempre atentendeu todos tanto é que não tinha triagem.em sua época. Só que em relação a pandemia infelizmente tem que ser assim, a partir do momento que você mistura vírus com outra doença acaba todos se infectando. O certo era a upa ter transferido seu pai para outra unidade com mais suporte, como Coroatá ou Caxias lá são referência em covid. O município não se preparou não quis ouvir ninguém, agora por causa de uma cabeça todos estão pagando caro. Tenho certeza se você falar com Braúna ele pode ajudar seu pai em ir para um centro melhor como ele tem feitos com tantos.
Quem não entende de saúde fala merda como esse tal de Renato. Braúna está correto e outros internautas também, tinham que ter feito um planejamento antes de tudo só que não fizeram. Infelizmente seu pai está acometido pelo vírus só que não era pra ele está internado.na upa. Como do Estado a upa já deveria ter transferido seu pai até mesmo.para não infectar outras pessoas ou funcionários, tem que ser assim. A upa nem epi’s tem quem fala isso são os próprios funcionários. Eu particularmente acho que seu pai está no lugar errado deveria está em um lugar melhor. Se Braúna fosse diretor eu duvido se seu pai ainda estava em upa, quem.sabe já estaria até curado por que estaria em um hospital.de referência.
Conheço Braúna, sempre ajudou o próximo, tenho certeza que o Sr. Renato não entendeu como.se faz saúde. Entendo que quando é nossonparente queremos o melhor. Tenho certeza se Braúna fosse o diretor ele não mandaria seu pai para HGM porque todo mundo sabe que ali é fim de linha em relação ao seu pai ele estaria em outro hospital até mesmo melhor que a upa. Veja só quantos pacientes tem na upa hoje tudo lotado e transmitindo vírus pra todo mundoate mesmo.para quem vai com outras enfermidades. Temos que ter coerência e bom senso pensar no próximo também. Braúna meu amigo estou aqui para te dar apoio tenho certeza se você tivesse condições de fazer mais você faria. Sempre seremos gratos o que você fez pela nossa família.
Engraçado que o povo entende como quer. No vídeo Braúna disse que o HGM era pra ser referência da upa, concordo upa não é hospital. Só que sabemos que ninguém quer ir pra HGM. Entendo as colocações do Renato quando se quer melhor para o nosso ente querido, só que upa não é o lugar ideal e HGM pior ainda, seu pai era já pra ter sido transferido só que o homem que fazia isso rapidamente saiu de lá, mas está ajudando ainda. Se você falar com ele tenho certeza que te ajuda. Qualquer pessoa de pouca experiência na saúde sabe que upa não tem estrutura nenhuma para essa pandemia. Infelizmente nosso HGM era para ser melhor equipado, só que nosso gestor não quer gastar manda pra upa para o.estado ter a responsabilidade. Braúna conte com meu apoio e da minha família para defende-lo.
UPA (UNIDADE PRONTO ATENDIMENTO) chegou atendeu, nao é hospital, acho que o problema foi o município sabendo das precariedades que temos na saúde não se preocupou de se organizar e agora que o nó arrochou não sabe desatar ele, ou seja, o HGM é que era pra está preparado para receber todos os doentes da COVID 19 e não a UPA.
Parabéns meu caro Braúna. Fez um grande trabalho na UPA e como acessor do Secretária de Saúde tem feito muito por Codó.
Não tenho dúvidas que serás, no tempo de Deus, um grande Secretário de Saúde. Qualquer Prefeito com um mínimo de vontade política para dar a Codó uma saúde de qualidade, lhe daria todas as condições para você trabalhar sem ingerencias politiqueiras.
Esse momento se tornou mais difícil porque o atual gestor do municipio e os passados não deram a devida importância ao nosso sistema de saúde. O Covid veio externalizar ainda mais as precariedades da saúde de Codó. Na saúde falta de tudo, de EPIS a UTIs. Parafraseando um ex-vereador podemos dizer que “dinheiro tem, só não faz porque não tem amor pelas vidas”.
Arlindo Salazar
Concordo com o vereador Arlindo Salazar, Braúna foi um grande Diretor na upa. Precisamos de profissionais que se importe com o próximo e Braúna tem esse perfil, Codó só teria a ganhar com sua ajuda!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Usaram o podre do Renato como bode expiatório para apoiar Braúna.
Nada contra Braúna, mas tem muita incoerência no que foi dito, uma vez que todos nós sabemos que o HGM nunca entraria com contrapartida e acordo de nada, a menos que fosse obrigado a fazer isso.
Com isso, a UPA tem obrigação de atender, como UNIDADE DA SAÚDE de Rede Integrada do SUS (recomendo aqui aos cultos a leitura da Lei, especificamente do SUS).
Agora o que é intrigante é que o nobre Arlindo Salazar, se for ele mesmo, defende Braúna mas faz parte do governo Nagib. Ainda falou que Braúna é acessor do Secretário de Saúde, mas ele mesmo não fez nada por Codó com relação aos testes. E com relação a nada, pois a única coisa que vejo Braúna fazer é política individual com quem o procura.
Conheco Braúna, até gosto dele, mas convenhamos que no mundo político vale o salmo 1, da Bíblia Sagrada (recomendo leitura também).
Na política tudo é interesse. Upa é política. HGM é política. Codó é política.
Podem me xingar e me esculhambar igual fizeram com o pobre Renato, que apenas zelou pela vida de seu pai (que entendi ter acontecido assim), mas vão ter que dormir com o “intalo na goela” de vocês com as verdades aqui ditas.