Um norte-americano de 51 anos foi resgatado nesta sexta-feira (21) após ser mantido preso em uma fazenda localizada a 50 km de Ananás, na região do Bico do Papagaio, no Tocantins. Samuel Nathan Bryan havia vindo ao Brasil após ser convidado pela dona da propriedade, que custeou a viagem. No entanto, ao manifestar o desejo de retornar aos Estados Unidos, foi impedido de deixar o local.

O resgate foi realizado pela equipe da 18ª Delegacia de Polícia Civil de Ananás, após a Embaixada Americana acionar a 3ª Central de Atendimento de Araguatins sobre a situação do estrangeiro. Segundo a polícia, foi o próprio Samuel quem buscou ajuda da embaixada para sair da fazenda.

A investigação revelou que o americano chegou ao Brasil em janeiro deste ano, com a viagem financiada pela dona da fazenda, cuja identidade não foi divulgada. De acordo com o relato do norte-americano às autoridades, quando expressou o desejo de voltar para casa, a mulher se recusou a pagar sua passagem de retorno e o impediu de sair da propriedade.

Além disso, Samuel afirmou que era forçado a realizar trabalhos manuais para permanecer no local. O delegado Eduardo Artiaga, responsável pelo caso, confirmou que o americano estava em situação de restrição de liberdade e sob condições irregulares.

Durante o resgate, a polícia retirou Samuel da fazenda e o levou até a delegacia. A Embaixada Americana foi acionada e prestará o suporte necessário para o retorno dele aos Estados Unidos.

A Polícia Civil abriu investigação para apurar a conduta da proprietária da fazenda e avaliar se há indícios de crimes como cárcere privado e trabalho forçado.