As eleições do último domingo, 2 de outubro, que asseguraram o segundo turno para o Palácio do Planalto entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT); e a vitória em primeiro turno com a reeleição do governador Carlos Brandão (PSB) no estado, registraram também a eleição da maior bancada feminina maranhense da história para a Câmara Federal.

Ao todo, foram três as mulheres eleitas pelo Maranhão, fato jamais antes registrado na história desde a Constituição de 1988.

Foram eleitas para exercer mandato de fevereiro de 2023 a janeiro de 2027 na Câmara Federal, em Brasília, as deputadas Detinha (PL), Amanda Gentil (Progressistas) e Roseana Sarney (MDB).

Os holofotes estão voltados para Amanda Gentil, deputada federal mais jovem eleita pelo Maranhão. A nova parlamentar é filha do prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos).

É notória a evolução de Amanda Gentil, onde foi votada em quase todo o Maranhão. Em entrevista à imprensa, deputada eleita apontou quais serão suas principais bandeiras de luta na Câmara Federal.

“Fui eleita pelo povo maranhense, que acreditou no meu trabalho, no trabalho do meu pai em Caxias e no Maranhão. Irei lutar pelos direitos das mulheres, dos jovens, de todos os maranhenses. Irei representar cada um na Câmara Federal”, ressaltou a deputada eleita.

Se seguir os passos do pai, Amanda terá um futuro brilhante no cenário político nacional.

Com informações do imirante.com