Índice mostra que a capital baiana apresenta um cenário positivo para o investidor do mercado imobiliário

Dados do índice FipeZap mostram que, em 2024, o preço da locação de imóveis em Salvador cresceu 33%, maior percentual da década. O índice monitora os valores médios de locação de apartamentos em 22 capitais e 14 cidades brasileiras. Os motivos por trás do aumento do mercado de aluguéis incluem, principalmente, o aumento da inflação na capital da Bahia. 

O cenário pode representar uma oportunidade para os investidores do mercado imobiliário. Comprar imóveis em leilão em Salvador e alugar as propriedades com preços atrativos na região são formas de assegurar um retorno dos investimentos, uma vez que a modalidade é considerada mais barata para aquisição, e o mercado local se mostra aquecido.

Conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 4,83% no ano passado. Entretanto, o aumento do aluguel no país foi de 13,50% em média, o aumento real do aluguel – com desconto da inflação – foi de 8,67%. No caso de Salvador, essa alta real foi de 28,24%. 

Ainda conforme o Índice FipeZap, o preço médio de um imóvel alugado na cidade baiana em 2024 foi de R$ 44,22 por metro quadrado. Isso representa, no caso de uma propriedade de 80 metros quadrados, um valor em torno de R$ 3.537,60 por mês. 

Lançamentos imobiliários

O mercado imobiliário registrou crescimento no ano passado. Só nos lançamentos, dados da consultoria Brain Inteligência Estratégica mostram aumento de 38%, com quase oito mil novas unidades, na comparação com 2023. 

Desse total, os que tiveram venda mais rápida foram os imóveis de alto padrão. Em entrevista à imprensa, o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) Luiz França apontou que o desempenho do mercado imobiliário no Nordeste tem sido significativo, especialmente na Bahia. 

Só no primeiro trimestre de 2024, dados mostravam que Salvador registrou um aumento de 4,4% nas vendas de imóveis e novos lançamentos, evidenciando a força do setor na região. 

Ambiente de oportunidades

Luiz afirma que Salvador tem atraído, cada vez mais, investidores, refletindo um ambiente de negócios cheio de oportunidades.

Uma das maneiras de encontrar imóveis para alugar é por meio dos leilões de imóveis. Conforme aponta o JusBrasil, esse tipo de modalidade de compra e venda de propriedade oferece preços mais acessíveis que o mercado tradicional. 

Para quem tem interesse sobre  como participar de leilões judiciais ou extrajudiciais, existem diferentes plataformas na internet que possibilitam a participação e detalham como esse mercado funciona. 

O edital dos leilões também traz todas as informações necessárias sobre o imóvel, como localização, quantidade de cômodos, condições da propriedade e métodos de pagamento, além de orientações para a participação.