Em recente entrevista à imprensa brasileira, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, informou qual é o jeito correto de higienizar as mãos para prevenir-se da infecção do coronavirus e outros tipos de vírus. Segundo ele, o álcool em gel que, de fato, mata os vírus Sars-Cov 2019 é o modelo 70%. Preferencialmente, aquele desenvolvido para uso nas mãos.

Wanderson de Oliveira explicou que os álcoois utilizados para limpeza geral não têm a mesma ação ou eficácia, apenas ressecam a parte exterior do vírus (e a pele das mãos). Essa importante informação desmente a propaganda que está sendo feita em alguns meios de comunicação quanto a eficácia do álcool em gel produzido por uma fábrica de Codó. O produto possui apenas 65% de volume de álcool em sua composição e não mata o coronavírus.

A informação sobre a ineficiência de álcool em gel com concentração de 65% de etanol também foi publicada pelo jornal O Globo. “A concentração de 70% de álcool etílico, o etanol, é a mais eficaz na destruição do vírus”, afirma a reportagem.