A cidade de Codó, no Maranhão, foi abalada neste sábado (23) pela trágica morte do ex-vereador Manoel das Graças de Oliveira Ximenes, carinhosamente conhecido como “Seu Ximenes”. Ele perdeu a vida após ser atropelado pelo também ex-vereador Emílio Matos, em um incidente que ocorreu por volta das 5h08 da manhã.
Testemunhas relataram ao Marco Silva Notícias que Emílio Matos apresentava sinais evidentes de embriaguez enquanto conduzia seu veículo em alta velocidade pela Rua Pernambuco, no bairro São Francisco. Num momento de perda de controle, o carro atingiu violentamente Manoel Ximenes, que estava próximo à calçada, arrastando-o e prensando-o contra seu próprio veículo antes de colidir com um poste próximo.
Em entrevista à jornalista Emanuela Carvalho, o policial militar Cabo Lima detalhou o ocorrido, mencionando que populares seguraram Emílio Matos para evitar sua fuga do local do acidente. O policial também revelou que o ex-vereador apresentava sinais visíveis de embriaguez, como odor de bebida alcoólica, dificuldade para falar e confusão mental.
Um vídeo divulgado pelas autoridades policiais registra o momento exato do acidente. As imagens mostram “Seu Ximenes” e outro homem próximo de seu veículo quando são atingidos violentamente pelo carro de Emílio Matos. Por muito pouco, o outro homem não foi atropelado também.
Também em entrevista à jornalista Emanuela Carvalho, o advogado Ribamar Oliveira afirmou que Emílio Matos será acusado de homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) e deverá pagar fiança para aguardar o processo em liberdade.
Manoel das Graças Ximenes foi vereador de Codó de 1989 a 1992 e também ocupou o cargo de secretário de Serviços Públicos no governo do ex-prefeito Zito Rolim. Ele acordava cedo todos os dias para trabalhar fazendo a entrega de carne de porco em vários frigoríficos da cidade. Até o momento, sua família não divulgou informações sobre o velório e sepultamento.
Emílio Matos foi preso em flagrante e está sob custódia da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Codó.
Apartir do momento que vc ingeri bebida alcoólica e dirigi vc estar assumindo o risco de.matar alguém como.foi o caso hoje. Nesse caso teria que responder por homicídio doloso. E outra na reportagem o policial diz que a população que conteve ele no local . Por que se não ele teria se evadido do local pra fugir do flagrante.
O arrogante EM, atropelando e matando um homem de bem. Infelizmente, hoje quem fica preso é quem morreu por um ato irresponsável acompanhado pela embriaguez, conforme relato policial. Meus sentimentos aos familiares