Adolescentes do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais (CSIPRC), da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), localizado em Timon, participam, durante todo o mês de julho, de atividades esportivas, culturais e de lazer que integram a programação especial nas férias do Projeto Game Day. As ações acontecem na própria unidade, com a participação dos socioeducandos e servidores.

O Game Day é resultado dos projetos coordenados pela psicóloga Carolina Flores e pelo educador Igor Castro. Na ocasião são realizadas diversas atividades recreativas com o intuito de celebrar o encerramento do semestre letivo e de propiciar um momento de integração com toda a comunidade socioeducativa.

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, as atividades realizadas são instrumentos importantes de trabalho que envolvem os socioeducandos em cumprimento de medida cautelar. “As atividades são capazes de mobilizar e fomentar a expressão dos adolescentes e compartilhar diversos saberes”, destaca a gestora.

Na programação de abertura foram realizadas brincadeiras antigas e tradicionais de gincana, jogos de tabuleiro, atividades lúdicas e com bolas. Foi realizado ainda um lanche coletivo, e, ao final da tarde, os socioeducandos participaram de um momento de espiritualidade e de um jantar.

Um dos adolescentes avalia de forma positiva a programação e que está muito feliz com a iniciativa do Projeto. “Foi muito bom para gastar energias e para o tempo passar de forma divertida. Trabalhamos em equipe, cada um fazendo sua parte para um objetivo em comum”, explica.

A psicóloga Carolina Flores destaca o quanto as atividades contribuem para o desenvolvimento dos adolescentes e da importância de participarem de atividades que favoreçam as interações.

“Nesses eventos, desenvolvemos espírito de equipe, disciplina, competição de modo saudável e entendimento de que, como no esporte, a vida não é só de vitórias, mas que as derrotas acontecem e que precisamos saber lidar com elas”, afirma a psicóloga.

De acordo com o educador Igor Castro, a idealização do evento marca também a culminância dos projetos pedagógicos e psicológicos desenvolvidos no Centro durante o primeiro trimestre.

“Compreendemos a importância do esporte, lazer e cultura no processo socioeducativo dos adolescentes em cumprimento de medida, de acordo com os parâmetros e diretrizes estabelecidos pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, o SINASE; assim, o Game Day marca o início das atividades deste eixo para o segundo semestre”, comenta o educador.