Mais de 300 pessoas passam diariamente pela agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine), do Centro de São Luís, em busca de emprego ou ainda da solicitação do seguro-desemprego. Em grande parte, esse número é formado por mulheres. Nesse sentido, a inserção da mulher no mercado de trabalho foi o tema da atividade ‘Acorda Trabalhador’, desenvolvida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e de Economia Solidária (Setres).

A atividade é realizada, semanalmente, às terças-feiras na agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Centro de São Luís, e tem como principal objetivo oferecer momentos que elevem a autoestima e ofereçam informação aos trabalhadores que estão em busca de algum serviço do Sine.

Para o secretário de Trabalho e de Economia Solidária, Jowberth Alves, a temática abordada no ‘Acorda Trabalhador’ é essencial para colocar em pauta uma discussão extremamente necessária. “Levando em conta que a mulher está cada vez mais galgando novos espaços no mercado de trabalho, dialogar com trabalhadoras e trabalhadores sobre essa temática é reafirmar essa realidade e conscientizar todos e todas sobre este assunto”, ressaltou.

A mediadora do bate-papo foi a assistente social da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de São Luís, Ana Cláudia Reis, que destacou a importância da Procuradoria da Mulher da Câmara, como meio de incentivar o empoderamento da mulher em todos os ambientes, principalmente, no mercado de trabalho. “Buscamos que a mulher se auto legitime e tenha sua autossustentação, enfim a sua plena liberdade e participação ativa e protagonista no mercado de trabalho e nas relações trabalhistas”, comentou.

Ação Germinar

O ‘Acorda Trabalhador’ integra as atividades da Ação Germinar, iniciativa do Sine que objetiva desenvolver ações pontuais, estruturadas de curta duração e de forma sistematizada, proporcionando ao trabalhador um espaço de reflexão sobre as demandas envolvidas no processo de contratação ou de recolocação profissional.

Sine

O Sistema Nacional de Emprego (Sine), é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando a inserção no mercado de trabalho por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente na área, tanto para o trabalhador quanto para o empregador.

O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Ascom