Muito mais do que garantir perfeição em cada detalhe, o processo entrega segurança aos seus consumidores.
Para garantir que os itens de maquiagem, perfumaria e tudo o que está relacionado aos cosméticos chegue ao consumidor com textura, aroma e eficácia correta, é necessário realizar uma análise rigorosa em todas as etapas do processo de produção, desde a formulação até a embalagem.
Inclusive, este é um ponto bastante importante, que, muitas vezes, requer o uso de equipamentos de alta precisão, como o micrômetro, para garantir que as embalagens protejam adequadamente o produto, estejam no tamanho certo e evitem contaminações. Mas por que esse processo é tão relevante no mercado de cosméticos?
Segurança do consumidor
Você já deve ter passado pela situação de desenvolver uma alergia ou reação não esperada a um produto após o seu uso, certo? No entanto, essa possibilidade deve estar descrita na embalagem e você já sabia que isso poderia acontecer. Caso contrário, houve uma falha da marca em se preocupar com a sua saúde.
Anteriormente, para garantir a segurança do consumidor, os produtos eram testados em animais. Agora, muitas empresas de cosméticos já são cruelty free e usam tecnologias que ajudam a identificar potenciais contaminantes, substâncias prejudiciais e até reações adversas que podem acontecer.
Eficiência e consistência do produto
Os lotes de cada produto precisam ser iguais: ter a mesma composição, quantidade, eficácia e desempenho. Não é por acaso que, quando identificado um problema em um determinado item, todo o lote é recolhido, já que deve seguir um mesmo padrão.
Para ganhar a confiança dos consumidores, é preciso entregar um produto consistente, que esteja dentro daquilo que é descrito na embalagem e entregue o resultado esperado. No controle de qualidade, são realizados testes e todos os itens que apresentam resultados inferiores a uma meta mínima são descartados.
Integridade das embalagens
Por mais que sejam ótimas para chamar a atenção e pensadas para o marketing, as embalagens dos cosméticos têm outras funções importantes, como proteger o produto e garantir sua integridade.
No controle de qualidade, além de identificar se todos os itens de um mesmo lote têm peso igual, também é analisada a vedação, se o produto está devidamente lacrado e pronto para ser entregue ao consumidor ou espaço de venda.
Sustentabilidade e economia
Além de verificar o produto depois de pronto, o processo de controle de qualidade também pode acompanhar toda a produção. O intuito é verificar como está sendo utilizada a matéria-prima e se não há desperdício de recursos ao longo da cadeia produtiva.
A aplicação de processos precisos reduz o retrabalho e a produção de lotes defeituosos, otimizando os recursos e contribuindo para práticas mais sustentáveis, que são cada vez mais valorizadas no setor.
Conformidade com as regulamentações
Como acontece em qualquer outro mercado, a indústria de cosméticos possui regulamentações para a produção e circulação de produtos. Para que os itens não sejam apreendidos e a empresa multada, é preciso seguir todas as regras e os rigorosos padrões de saúde e segurança.
Durante o processo de controle de qualidade é analisado se os cosméticos atendem às exigências legais, como ser livre de determinadas substâncias consideradas tóxicas, e até se o processo de produção é sustentável. O objetivo é evitar multas, recalls e até mesmo problemas legais.
Satisfação do consumidor
A reputação de uma marca é determinada pelos consumidores, ainda mais atualmente, em que você utiliza o celular para tudo. Basta observar seu próprio comportamento, quando recebe um produto com problemas, o que você faz? Provavelmente comenta sobre isso em alguma rede social enquanto tenta contato com a empresa.
Sendo assim, produtos de baixa qualidade, com alterações na textura, na fragrância ou no desempenho, podem gerar insatisfação entre os consumidores e afetar a reputação da marca. Então, com um controle rigoroso, a empresa detecta falhas e garante que apenas produtos de alta qualidade cheguem ao mercado.
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