Francisco Nagib, esteve na manhã desta segunda-feira (23) na rádio FCFM para falar sobre o lançamento do Programa Codoense Empreendedor, que vai acontecer hoje no auditório da Escola Estevam Ângelo.

O prefeito de Codó, interior do Maranhão, também falou rapidamente sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que o condenou e o tornou inelegível pelo período de oito anos. Ele disse desconfiar que a condenação tenha sido articulada por seus adversários políticos.

“A gente fica naquela se perguntando de onde deve ter vindo o tiro, de onde deve ter vindo a rasteira. Eu fico triste, mas ao mesmo tempo otimista em dizer que nós vamos recorrer. A nossa equipe vai recorrer. Essa ação ela tava lá em Brasília, no TSE – Tribunal Superior Eleitoral, e veio pra São Luís, pro TRE. E de repente de uma forma muito rápida ela foi julgada e quando a gente abriu os olhos já tinha acontecido. E assim, espero eu não querer achar que isso foi articulação de uma oposição que a gente tem aqui em Codó, onde eles tentam de todas as formas plantar na cidade de Codó que a gente não é candidato (…)”, disse.

Ouça:

A condenação

O prefeito de Codó, Francisco Nagib (PDT), e o médico Dr. Zé Francisco (PT) foram condenados e declarados inelegíveis por oito anos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Os dois são acusados de compra de votos e abuso de poder econômico.

A punição de Francisco Nagib e Zé Francisco é referente as eleições de 2012. Na época, o atual prefeito de Codó era filiado ao PR e disputou sua primeira eleição ao lado do médico codoense, então aliado de campanha.

A dupla já havia sido condenada em primeiro grau. Eles recorreram ao TRE, que decidiu por unanimidade manter a decisão inicial, 7 votos a 0.

A decisão do TER-MA foi tomada após o pai de Francisco Nagib, o empresário Francisco Carlos de Oliveira, prometer pagar um 14º salário aos empregados da FC Oliveira.