Investir, sem sombra de dúvida, é uma das melhores estratégias para alcançar independência e solidez financeira ao longo da vida. No entanto, o mercado financeiro pode parecer intimidante para muitas pessoas. À primeira vista, pode parecer um espaço que não é para todos, mas a verdade é que o mercado oferece oportunidades para todos os perfis e, com as estratégias corretas, qualquer pessoa pode construir um portfólio sólido de investimentos.
Veja seis estratégias práticas que te ajudarão a começar a investir em 2024:
1. Defina objetivos financeiros
Antes de se aventurar em qualquer tipo de investimento, é fundamental ter clareza sobre os objetivos que se pretende alcançar, seja para aposentadoria, aquisição de um imóvel, conquista da independência financeira, entre outros. Ao definir os objetivos, o novo investidor estará mais bem preparado para tomar decisões acertadas e coesas, além de manter o foco ao longo do tempo.
2. Entenda o perfil de risco
Outra característica importante é entender o seu perfil de risco. Todo investidor tem uma tolerância ao risco, e é importante que o novo investidor entenda e compreenda o seu perfil de risco.
O perfil de risco é pessoal e determinado pela disposição de lidar com a volatilidade dos investimentos. Ele também está diretamente relacionado ao montante financeiro destinado para investimentos e aos objetivos do investidor.
Se houver aversão ao risco, os investimentos mais conservadores são os mais indicados. Embora ofereçam rendimentos menores, são mais estáveis, e fazem mais sentido no longo prazo.
Por outro lado, se houver uma maior tolerância ao risco, o investidor pode optar por investimentos com maior potencial de retorno.
3. Diversifique e distribua os recursos de maneira inteligente
Uma das regras mais básicas para quem investe é diversificar os investimentos, alocando os recursos financeiros em vários ativos e classes diferentes.
Essa estratégia ajuda a mitigar os riscos, pois reduz a exposição a um único ativo, protegendo a carteira de eventos adversos isolados e maximizando os resultados no longo prazo.
4. Constância
Investimento e constância andam lado a lado, especialmente se os objetivos e estratégias são a médio e longo prazo.
Realize aportes constantes em seus ativos, mesmo que sejam de valores baixos. Aliás, pode ser mais interessante investir valores baixos, mas com constância, do que fazer grandes aportes isolados.
5. Considere investir em ativos digitais
Os ativos digitais têm ganhado destaque no mercado financeiro nos últimos anos. Dentre as grandes vantagens dessa classe de ativos, estão a descentralização e o grande potencial de crescimento.
Ao contrário dos ativos do mercado tradicional, os ativos digitais, ou criptoativos, não são controlados por instituições financeiras ou governamentais e são praticamente à prova de interferências externas diretas. Eles operam em redes descentralizadas que funcionam de forma orgânica, onde as transações são basicamente realizadas entre os próprios usuários, sem a necessidade de intermediários.
Outro fator está no potencial de crescimento e retorno que oferecem. O Bitcoin é a grande face disso. A primeira criptomoeda criada e a mais forte do mercado, valorizou, somente em 2023, mais de 140%, percentual muito maior do que qualquer ativo do mercado tradicional poderia entregar.
Além disso, o mercado segue otimista, e existem fatores que fazem crer que 2024 será novamente um ano de forte valorização do ativo, que, em geral, costuma arrastar a maioria dos ativos digitais junto.
6. Para investir em ativos digitais, conte com uma boa corretora
Para investir em ativos do mercado digital, o investidor precisará contar uma corretora de criptomoedas. Essas empresas oferecem ferramentas e serviços que facilitam a vida do investidor na hora de adquirir e também para gerenciar seus ativos. Reputação, tempo de mercado e soluções de segurança são bons pontos para ajudar na escolha da corretora ideal.
Deixe um comentário