No verão, é comum que as pessoas aproveitem o momento para viajar para a praia. Porém, para alguns, o que deveria ser um momento de lazer e descontração, torna-se uma verdadeira dor de cabeça com a arrumação da mala.

A dúvida sobre o que levar pode acabar sendo um problema e fazer com que ocorram exageros. Vale lembrar que as companhias aéreas têm taxas salgadas para o sobrepeso de bagagem. Para solucionar a questão, há dicas que podem auxiliar nesse processo e permitir a organização de uma mala inteligente, ou seja, com peças estratégicas para cada dia da viagem. 

No caso das mulheres, algumas escolhas podem fazer toda diferença e evitar levar o guarda-roupa inteiro para o passeio. Além disso, o planejamento também pode ajudar a identificar itens que estão faltando para a temporada na praia. 

A intenção é buscar peças-chave para a composição de looks, sendo possível, por exemplo, comprar tênis femininos neutros, sandálias, shorts, blusas, vestidos e outros artigos.

Faça um planejamento 

Nunca deixe as coisas para última hora. O segredo para montar uma mala inteligente é ter tempo para planejar. Para começar, é recomendado definir os dias da viagem, assim é possível ter uma ideia da quantidade de roupas para levar.

Outro ponto importante é pesquisar sobre a previsão do tempo do local de destino, evitando levar peças que não estejam de acordo com a temperatura. Considerando esses fatores, o ideal é começar a fazer a mala uma semana antes da viagem. 

Monte um cronograma 

Este é um passo fundamental para a organização da mala. Deve-se pesquisar sobre o lugar que irá visitar e selecionar os espaços que deseja conhecer. Com esse “roteiro” pronto, pode ser mais fácil visualizar os looks apropriados para cada ambiente. 

Na hora de fazer a mala, lembre-se do que está previsto para cada dia e guie-se através do cronograma definido, selecionando as composições de roupas, sapatos e acessórios. 

Inclua peças curingas 

São aquelas de fácil combinação. A depender da composição, permitem a criação de estilos mais casuais, para o dia, ou elegantes, para a noite. Contar com itens versáteis é indispensável para fazer uma mala inteligente. 

Geralmente, os destinos mais procurados no verão são as praias. Nesse caso, o biquíni e o maiô são obrigatórios, inclusive servindo para montar looks frescos com saídas de praia, shorts ou saias. 

Camisetas, tops, vestidos e pareôs são outros exemplos de peças-curinga para o verão. Para os pés, as rasteiras ou sandália papete podem ser opções para complementar um visual despojado. 

Dê preferência para tecidos que não amassem

Muitas vezes, ao viajar, não sabemos se no local da hospedagem terá ferro de passar roupa e nem sempre é possível incluí-lo na mala. Para facilitar e ganhar espaço na bagagem, o aconselhado é escolher roupas de tecidos que não amarrotam.

Siga uma cartela de cores

Essa é uma dica estratégica para selecionar as peças. Observe os tons dos itens que estão na bagagem. Se a predominância for por cores escuras, siga essa tendência também para escolher calçados, bolsas e outros acessórios. Para colorações mais claras, faça o oposto. 

Essa tática traz uma visão mais ampla sobre os looks e ajuda a descartar elementos que estão destoando.  

Tire foto com cada look

Essa é uma dica de ouro. Para a maioria das mulheres, é comum se olhar no espelho para ver se o look realmente está harmonizando. Porém, nem sempre é certo de que terá um espelho no local para isso.

Com a foto da composição pronta no celular, é possível conferir o visual sempre que quiser, sem ficar refém do espelho, além de otimizar tempo.