Opções oferecem programação acessível e até mesmo fora do inverno em alguns locais.

Com o inverno se aproximando, muitas pessoas começam a se planejar para aproveitar a queda na temperatura, digamos, do jeito clássico. Além de encontrar passagens aéreas com descontos e pacotes promocionais, também é possível variar o destino, especialmente para quem faz questão de curtir comidas e roupas típicas do frio. 

Embora o Brasil seja um país tropical, e em muitas regiões o inverno não aconteça com tanta intensidade, existem destinos que fogem da regra e são procurados por turistas, inclusive na baixa temporada. A seguir, você confere alguns desses locais e dicas do que aproveitar em cada um deles em dias de frio.

Urubici

A poucas horas de Florianópolis, a cidade de Urubici é rica em turismo natural e já foi listada entre os melhores destinos turísticos brasileiros, pois agrada quem busca viagens para relaxar. A região é uma das mais frias no país, podendo ter temperaturas negativas durante o inverno. Existem opções de hotéis e pousadas para todos os orçamentos, além de excelentes serviços gastronômicos.

Campos do Jordão 

Campos do Jordão está para os turistas no inverno assim como as praias estão para os viajantes em um feriado prolongado de calor. O município no estado de São Paulo é famoso pela sua arquitetura suíça, seus hotéis luxuosos e seu festival de inverno, que atrai pessoas de dentro e fora do Brasil. 

Para aproveitar ao máximo, a dica é reservar hospedagem com antecedência, já que a procura na alta temporada eleva os preços e também as vagas. Visite a feira de inverno, com mercadorias de artesanato local, aprecie um bom chocolate quente ou um dos menus combinados de vinhos, fondue de queijos e massa, em um dos inúmeros restaurantes da cidade.

Paranapiacaba 

De fácil acesso a partir da capital São Paulo, o município de Paranapiacaba é um destino prático e econômico para quem busca apreciar as baixas temperaturas. Um dos principais atrativos é a neblina que cobre todo o centro histórico, rendendo ótimas imagens. Além disso, há o festival de inverno, com apresentações musicais e artísticas, bem como a arquitetura inglesa que dá charme ao lugar.

Curitiba

É uma das cidades mais frias em relação às outras capitais brasileiras durante o ano como um todo, mas que no inverno atrai turistas com o propósito de tirar o casaco do armário. Além de restaurantes e festivais com programação especial de inverno, Curitiba tem uma cultura local bastante rica, sendo um destino de inverno propício para quem curte os agitos da cidade à noite.

Petrópolis

Rodeada de natureza, a cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, é um destino de inverno para quem busca tranquilidade e variedade de opções. Hotéis e pousadas garantem o conforto e a segurança na estadia, enquanto o comércio da região oferece comidas e bebidas que combinam perfeitamente com o frio na serra. Isso tudo combinado com a história do Brasil imperial, em cada tijolo da região, com passeios de turismo cultural disponíveis.

Gramado

Famoso pelo seu festival de inverno, infraestrutura e variedade de opções para todos os gostos, o município de Gramado já é um destino clássico de inverno para muitos brasileiros. Restaurantes com cartas de vinhos para acompanhar fondue, feiras de sopa e, claro, arquitetura de tirar o fôlego são alguns exemplos de formas possíveis de aproveitar o inverno fora de casa viajando.

Infelizmente, em decorrência de eventos climáticos que impactaram toda a região do Rio Grande do Sul, o turismo em Gramado pode levar um certo tempo para se recuperar. Por outro lado, quem já teve alguma experiência durante o inverno na cidade com certeza faz questão de voltar e incentivar a retomada das atividades de inverno quanto antes.