De fato, a produção de conteúdo é o carro-chefe do posicionamento de qualquer marca no Instagram. A estratégia cria e desenvolve uma relação de confiança com o público.
Cada publicação representa um novo encontro entre profissionais e empresas com potenciais clientes. É a oportunidade de convencê-los a dar mais um passo adiante e engajar de vez em sua proposta.
Entretanto, o marketing de conteúdo é um verdadeiro desafio para uma parte significativa das marcas. Por mais que se dediquem tempo e esforço à estratégia, não alcançam os resultados esperados.
Em outras palavras, os conteúdos compartilhados “flopam”. Principalmente, quando chegam a usuários que ainda não te seguem, isto é, visitantes. Eles não se sentem tão motivados a interagir com o post e muito menos a acompanhar o perfil.
Com isso, o crescimento da marca na rede social fica muito devagar. Mas, fique tranquilo. Existem práticas que fazem seus conteúdos despertarem o interesse de visitantes e transformá-los em seguidores engajados. Veja abaixo!
5 dicas para transformar visitantes em seguidores engajados com seus conteúdos
1. Conheça o público de verdade
Primeiramente, conheça o público de verdade. Para criar conteúdo que converte e engaja, é necessário ter dados detalhados a respeito das características, interesses e comportamentos dos seus potenciais clientes.
Por isso, faça uma pesquisa ampla antes de começar a compartilhar novas publicações. Cruze informações internas e externas para compreender melhor o que o público realmente precisa.
Desse modo, você vai produzir posts que vão de encontrar as dores e desejos de determinado grupo de pessoas. Ou seja, a comunicação será muito mais específica e impactante.
2. Construa uma identidade visual consistente
Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas a parte visual vem a frente do conteúdo escrito ou falado. As pessoas reparam primeiro na imagem ou vídeo e, posteriormente, focam no material apresentado.
Ainda mais no Instagram. Desde que foi lançada, a rede social é essencialmente visual. É uma característica que diferencia o aplicativo das demais plataformas digitais. Inclusive, os próprios usuários valorizam muito o aspecto.
Sendo assim, construa uma identidade visual consistente para o perfil da marca. Use as mesmas cores, tipografia e formas. Isso vai dar personalidade a marca, diferenciá-la da concorrência e cativar qualquer visitante.
3. Faça publicações de alta qualidade
Se você quer converter visitantes em seguidores engajados, as publicações compartilhadas no perfil precisam ser de altíssima qualidade. Elas devem dar informações valiosas, responder dúvidas e guiar a audiência a resolver problemas.
Ou seja, cada conteúdo tem que gerar valor. Quando você publica por publicar, rapidamente seus seguidores perdem o interesse. Para piorar, as postagens “passam batido” pelos olhos dos visitantes.
Em função disso, crie uma linha editorial apenas com conteúdos relevantes às necessidades do público-alvo da marca. Monte um calendário de publicações também para organizá-las melhor com definições, como:
- data limite de produção (conteúdo escrito e arquivo de mídia);
- dias e horários de publicação;
- frequência de postagem.
4. Diversifique os formatos de conteúdo
Ainda sobre o compartilhamento de publicações no perfil da marca, diversifique os formatos de conteúdo. Isso mantém suas publicações interessantes e evita que visitantes transformados em seguidores “enjoem” rapidamente.
No Instagram, há uma ampla variedade de tipos de conteúdo. Feed, Stories, Reels, Close Friends, entre outros. Cada opção tem suas próprias vantagens e geram diferentes interações.
De qualquer forma, seja criativo e use ao máximo as funcionalidades da rede social para se conectar com o público. Também há muitas ideias de Stories, Feed ou Reels que deixam os posts bem mais atrativos, a exemplo de:
- listas;
- mitos e verdades;
- timing posts;
- estudos de caso;
- memes.
5. Seja autêntico
Em geral, quem usa o Instagram está cansado de seguir perfis que são “mais do mesmo”. Hoje em dia, a maioria dos usuários só engajam em contas que se mostram autênticas.
Dessa maneira, não caia na ideia de mostrar apenas o lado positivo das coisas no perfil da marca na rede social. Seja transparente e compartilhe suas dificuldades também.
Conte histórias, mostre bastidores ou cite fracassos, por exemplo. São estilos de conteúdos que humanizam o posicionamento da marca e criam uma conexão emocional mais forte com o público.
Conclusão
Por fim, produzir conteúdos que cativam os visitantes do perfil não é uma tarefa simples. No entanto, seguindo as boas práticas da estratégia a chance das suas publicações “floparem” é praticamente zero.
Para ter resultados ainda melhores, vale a pena comprar seguidores. Quando combinado a produção de conteúdo, o serviço de engajamento multiplica o tamanho da sua conta em uma velocidade surpreendente.
Infelizmente, há muitos sites que oferecem serviços de má qualidade ou aplicam golpes por aí. Contudo, também existem empresas sérias no mercado, a exemplo do ImpulsioneGram. Clique aqui e saiba mais!
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