A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) divulgou um novo relatório de balneabilidade, destacando que 19 pontos nas praias da Grande Ilha de São Luís estão próprios para banho, enquanto apenas 3 são considerados impróprios.

O levantamento abrangeu 22 pontos de praias nas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. O monitoramento ocorreu entre os dias 29 de julho e 26 de agosto de 2024, como parte do acompanhamento semanal da qualidade das águas das praias da Grande Ilha.

Os três locais classificados como impróprios para banho são: a área em frente ao Centro de Atendimento ao Banhista na Praça do Sol (Praia da Ponta d’Areia, São Luís), em frente ao prédio verde com o heliporto (Praia de São Marcos, São Luís) e em frente à Banca de Jornal da Praça de Alimentação da Litorânea (Praia de São Marcos, São Luís).

Segundo a Sema, as chuvas desempenham um papel crucial na deterioração da qualidade da água, pois aumentam o carreamento de matéria orgânica das vias públicas para os rios e mares. Por essa razão, é recomendado evitar nadar em áreas afetadas nas 24 horas seguintes a chuvas intensas.