Às 11h, cerca de uma hora após a publicação da matéria que denunciava que a família da mulher que morreu por coronavírus em Codó estava sem assitência no HGM, o irmão da vítima entrou em contato com o Blog reafirmando que continuam sem qualquer tipo de informações ou ajuda do governo municipal.
Estamos republicando a matéria para que as autoridades tomem alguma providência. Leia abaixo a íntegra da publicação anterior
O Blog do Marco Silva recebeu agora a pouco, às 9h21, uma ligação de um irmão da mulher de 61 anos que morreu em decorrência das complicações causadas pelo novo coronavírus na madrugada desta terça-feira (05) em Codó. Segundo ele, os familiares estão sem nenhuma assistência do governo municipal.
O irmão da vítima relatou que vários familiares estão na porta do HGM e estão encontrando muitas dificuldades no local. Eles afirmam que ainda não receberam o resultado do exame que comprova que a mulher estava com o Covid-19 e representantes da funerária que presta serviço para o governo teriam dito que não possuem carro adequado para transportar o corpo.
“Estão todos desamparados aqui. Nem a assistente social apareceu para nos dizer alguma coisa. Dizem que ela morreu de Covid mas até agora não tivemos acesso ao documento que comprova. O carro da funerária que presta serviço para o município só deixou o caixão aqui e disse que não poderia levar o corpo porque não tinha carro adequado. Não sabemos mais o que fazer, pois ninguém do governo apareceu para nos orientar”, disse.
O irmão da vítima também afirma que os familiares que tiveram contato com a mulher não tiveram qualquer orientação do governo. “Eles nem se quer fizeram o exame para saber se também estão contaminados”, lamentou.
Bom dia. O Governo Municipal e toda a sua equipe de experts tem o dever legal e moral de dar uma explicação a Sociedade. O planejamento das Ações contra o Covid deve abranger da entrada do paciente no Hospital até a liberação do corpo da vítima para a família em caso de óbito, bem como. os serviços funerarios que teriam a supervisão de uma equipe da Prefeitura. Pelo visto. a equipe de comando estã tomando decisões para fazer mídia. O assunto é serio e o Prefeito/Secretário ou quem suas vezes fizer aue assuma as responsabilidades do encargo. Triste essa matéria.
Enfelizmente é cada um por si. Não espere nada do estado, este só lembra de vc quando quer arrecadar impostos e lhe retribuir com serviço de péssima qualidade.
Lamentável
Lamentável! A negligencia por parte de muitos funcionários da saúde ta grande, um amigo estava com suspeita de covid e foi ate uma ubs ao chegar la ninguém quis atende-lo, sorte que sua mãe é enfermeira e a mesma conferiu a pressão e fez a ficha de seu filho. Vamos ter mais empatia e amor ao proximo ,por favor…
. Ontem a noite não tinha máscaras pros funcionários e nem hoje pela manhã também não tinha . Aí temos que ficar repetindo mascaras . Faço a mesma perguntas .pra onde foi os nove milhões que entrou nos cofres
Porque não tem uma divulgação mais transparente desses casos ? Bem como casos internados, isolamento domiciliar e quem está em UTI ,recuperados ,apresentou melhoras ,estáveis etc.? Só divulga número de infectados sem muitas explicações e oque tá sendo feito no combate da epidemia ,as atitudes ,aonde vai ser gastos os quase 10 milhões está sendo enviado pra prefeitura de Codó,.. fale secretário Suelson Sales, comitê e demais gestores .
Onde está o prefeito mídia sociais, onde está o advogado que é o secretário de saúde? Isso mostra o total despreparo dessa administração, agora é torcer pra que não tenha mais óbitos
Desde a entrada até a liberação é responsabilidade do município, o sepultamento é responsabilidade do município, desde quando sabem que o mundo está enfrentando esse problema? desde quando sabem que chegou a Codo? Desde quando essa competente equipe sabe que mais dia menos dia isso podia acontecer? E o recurso que veio do governo pra ser utilizado com gastos na pandemia foi parar onde? É muito despreparo e incompetência.
Agora p/ agradar comerciantes pontuais……..e o povo jogado, grupo fraco.
Cadê Ministério Público, os Inúteis e Inoperantes Vereadores, o pode Público, Codó recebe tanto dinheiro, e agora a população fica desamparada, eu lamento pelo óbito, ninguém até agora para dá uma satisfação, nós temos que pedir para Deus que não aconteça com os nossos familiares, se for para o HGM, só Deus na causa, ainda tem babões dizendo saúde de primeiro mundo.
A sociedade precisa saber quantos pacientes com Covid estão internados e quantos leitos com respirador estão disponíveis. E essas informações devem ser diárias, através de boletins públicos.
Só faltou o blogueiro procurar a funerária pra obter as informações corretas e não publicar só uma versão
Lamentável, sobre todos os aspectos a falta de TRANSPARÊNCIA da SEMUS, que ao divulgar o boletim diário não registra a quantidade de infectados por bairro, a exemplo da capital, São Luís e de outras cidades, a fim da população ficar mais precavida e evitar contatos com essas pessoas, bem como não divulga a número de respiradores disponíveis, causando certa apreensão, uma vez que só existe apenas 8. Diante de quadro tão caótico, só nos resta orar a Deus para ter misericórdia dos codoenses.
É inadmissível que a população fique sem informações sobre a covid-19 por parte da saúde. A morte da primeira paciente demonstrou que a saúde de Codo nunca esteve e nem está preparada para a pandemia. O que se observa nos outros municípios, é a divulgação dos dados para a população, aqui é o contrário, pois até o momento não sabemos quantos respiradores estão disponíveis e se o gestor realizou uma nova compra para aumentar a quantidade, pois da forma que está, a doença está se alastrando e a gestao
está colaborando para isso, quando autoriza o comercio permanecer aberto, apenas trocando de horário, ou seja trocando gato por lebre, simplesmente para beneficiar os grandes comerciantes e esquecendo que eles estão lidando com vida. Infelizmente está administração não tem compromisso com a população de Codo. A quantidade de verbas que estão chegando em Codó é bem elevada, e não sabemos onde esta sendo utilizada.